Página Inicial > Roteiro do Azulejo

Roteiro do Azulejo

Propõe-se ao Leitor, e ao Turista em particular, uma viagem de três percursos no espaço urbano de Viana do Castelo, ao encontro do Azulejo, num horizonte temporal de meio milénio. Azulejos ornamental-alegóricos, utilitários e pedagógicos, em revestimentos de fachadas e formando silhares ou “tapetes” em espaços interiores.
São: azulejos dos séculos XVI, XVII e XVIII, de padronagens, de “figura avulsa” e em composições historiadas do Maneirismo e do “Ciclo dos Mestres” (Primeiro Barroco), “Grande Produção Joanina” e Rococó; padrões de “alto e meio-relevo”, de “estampilha” com pintura manual e de estampagem
mecânica; azulejos retangulares “biselados”; frisos e painéis revivalistas e modernistas; composições de novas técnicas e estéticas no dealbar do século XXI.
Os percursos P1 e P2 concernem ao Centro Histórico de Viana do Castelo, atualmente delimitado pelo caminho de ferro e a beira -rio até à foz do Lima: áreas nucleares das freguesias de Santa Maria Maior e Monserrate.
O percurso P3 corresponde à área envolvente do Centro Histórico, pelo Poente, Norte e Nascente.
Saibamos ver e revalorizar o Azulejo, antigo, moderno e contemporâneo, erudito ou singelo, fruto da criatividade portuguesa, individual e coletiva, plasmado em chama acesa para Sempre!

(download pdf)