Página Inicial > Rota dos...do Castelo

Rota dos Descobrimentos – Portal de Viana do Castelo

Integrada no projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a Rota dos Descobrimentos – Portal de Viana do Castelo, situa-se no emblemático edifício do Hospital Velho, em Viana do Castelo.
Pretende-se que esta “viagem no tempo” conte uma história e desperte o imaginário da descoberta de valores patrimoniais, de regresso ao passado, ao natural e autêntico, e desta forma promova uma experiência única e relevante para quem nos visita.
Aberto ao público, de segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 17h. Entrada gratuita.
Morada: Edifício do Hospital Velho, Praça da Erva, 4900-525 Viana do Castelo
Contacto: 258 809 314

Projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”
Projeto desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em conjunto com os 10 municípios do Alto Minho.
Estas Rotas Culturais pretendem trazer novas propostas de visitação e exploração do património histórico e cultural do território. Cada Rota está associada a diferentes períodos da história, desde a pré-história até à atualidade, nas quais se incluem alguns dos mais notáveis bens patrimoniais da região. São elas: a Rota da Arte Rupestre e do Megalitismo, a Rota dos Castros, a Rota do Romano, a Rota do Românico ao Gótico, a Rota dos Mosteiros, a Rota dos Descobrimentos, a Rota dos Castelos e Fortalezas, a Rota do Barroco, a Rota da Arquitetura Tradicional e a Rota do Moderno ao Contemporâneo.
Como ponto de partida para a visitação de uma rota, foi criado um espaço físico em cada concelho do Alto Minho, com a designação de Estação ou Porta do Tempo, que se constitui como um centro de recursos partilhados sobre uma determinada rota e que apresenta um conjunto de atrações e experiências interativas que dão o mote para uma “viagem no tempo” que pode ser feita de duas formas: por temática, percorrendo-se o seu itinerário pelos concelhos que a compõem; ou por concelho, descobrindo as diferentes rotas que o incluem.

Informação sobre todas as Rotas:

Rota da Arte Rupestre e do Megalitismo