Página Inicial > Áreas de Ação > Coesão Social > Projeto de...Interculturais

Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais

O projeto de Mediadores Municipais de Viana do Castelo (PMMI), surge no âmbito de uma candidatura por parte do Município, ao POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

A sua aprovação, incrementa no concelho uma intervenção orientada para públicos-alvo específicos: minoria étnica e comunidade migrante, e tem como parceiros diretos a Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD) e a Cáritas Diocesana de Viana do Castelo, bem como, outras entidades que desenvolvem a sua atividade no território e junto destas comunidades.

O projeto visa a promoção do envolvimento parental em contexto escolar, a diminuição do absentismo, o apoio na autonomia e integração social, bem como amenizar problemas de comportamento e conflitualidade.

Através da Mediação Intercultural pretende-se construir pontes de cooperação e de diálogo que permitam compartilhar responsabilidade e objetivos, minimizando situações de descriminação.

MEDIAÇÃO

O PMMI conta com uma equipa constituída por cinco elementos, que atua junto da comunidade migrante e das minorias étnicas, sendo intermediária das situações sociais, por forma a atingir a integração destas comunidades.

Estabelece pontes entre as instituições e as populações com quem trabalha. Foca-se na melhoria da comunicação, da cooperação e incentiva ambas as partes a aceitar responsabilidades no processo de mudanças;

Promove, no exercício das suas funções, a prevenção e a regulação de uma possível conflitualidade, manifesta ou latente, nos territórios onde atua;

Presta apoio às populações mais vulneráveis, envolvendo-as ativamente e em parceria com outros profissionais de intervenção.

A Mediação Intercultural é um mecanismo fundamental para envolver protagonistas locais na capacitação das comunidades para o acesso aos serviços públicos e privados, para a melhoria das suas condições de vida, para a promoção da sua integração e para o aprofundamento de relações sociais positivas em contextos multiculturais (ACM).

AS NOSSAS AÇÕES

As atividades a serem desenvolvidas no projeto pretendem: promover o envolvimento parental escolar; diminuir o absentismo escolar; apoiar a autonomia e integração social; amenizar problemas de comportamento e conflitualidade.

O projeto prevê:

  • Espaço (Inter)culturas;
  • Divulgação e disseminação do projeto e resultados alcançados;
  • Conversas “A Família/Escola” visa um maior envolvimento escolar por parte dos encarregados de educação, promovendo o sucesso escolar e diminuição do absentismo;
  • Apoio no Acesso aos Serviços Públicos - acompanhamento personalizado dos beneficiários aos serviços públicos, de modo a facilitar a relação, o acesso e a comunicação na resolução de situações/problemas existentes;
  • “Teatro com Vida”, fomenta a participação comunitária e o desenvolvimento de competências sociais, relacionais e cívicas, com a finalidade preventiva de regulação de conflitos.