Página Inicial > Viver Viana > Turismo e Lazer > Principais...de Visita

Principais Pontos de Visita

Centro Histórico de Viana do Castelo e todos os seus Monumentos - a Matriz medieval, os Antigos Paços do Concelho, a quinhentista Casa da Misericórdia e o Chafariz do mesmo século, entre outros, são marcos importantes de um passado com História. As ruas e ruelas do centro histórico, um dos mais belos e conservados do País, chamam a nossa atenção, quer pelas belas fachadas armoriadas, quer pelos painéis de azulejos preciosos no traço e na cor, constituindo um autêntico compêndio da história da arquitetura em Portugal.

A Arquitetura contemporânea - Nova centralidade de Viana do Castelo – Praça da Liberdade, inserida num conjunto de edifícios contemporâneos de grande valor arquitetónico (Biblioteca Municipal – Siza Vieira, Edifícios Multifuncionais - Fernando Távora e Centro Cultural – Souto Moura).

Os diversos Monumentos da cidade - Castelo de Santiago da Barra, a Ponte Eiffel, a Igreja da Srª d’Agonia (cuja Romaria se celebra no feriado municipal do dia 20 de Agosto – Festas da Srª d’Agonia), as restantes igrejas, solares, entre outros.

Monte de Santa Luzia – Vista panorâmica, Templo-Monumento do Sagrado Coração de Jesus e Zimbório, Citânia de Santa Luzia. Subida do Monte em funicular. A Vista da Pousada do Monte de Santa Luzia.

Paisagens deslumbrantes – o tríptico cidade/mar/monte - as suas Montanhas verdejantes, as diferentes paisagens oferecidas pelo mar e pelo Rio Lima...

Praias atlânticas – de areia fina e dourada, excelentes para a prática de atividades como o surf, windsurf, kitesurf ou bodyboard, com condições ao nível das melhores do mundo.

Rio Lima, a sua Foz e praias fluviais – O Rio Lima proporciona a prática de desportos náuticos como o jet-ski, a vela, o remo, a canoagem, a pesca ou simplesmente um passeio de barco.


Jardins: Jardim Público, Jardim D. Fernando, Parque da Cidade, Jardins da Marina, Parque Ecológico Urbano, Parque das Tílias, entre outros.

Parque Ecológico Urbano e Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental - O Parque Urbano da Cidade de Viana do Castelo e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, promovem a valorização do meio natural no espaço urbano através da dinamização de atividades culturais respeitando sempre o meio natural.

Porto de Mar, o Porto de Pesca, a Zona Ribeirinha, a Marginal - a partida dos barcos de pesca para a faina...

Navio-hospital Gil Eannes - construído em Viana do Castelo, em 1955, apoiou, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. O projeto de reconversão transformou-o em Núcleo Museológico e Centro de Mar.

Museu de Artes Decorativas - Instalado numa distinta mansão senhorial do século XVIII, o Museu Municipal de Viana do Castelo possui uma das mais importantes e valiosas coleções de faiança antiga portuguesa dos Séc. XVII a XIX, que inclui diversas peças da famosa Fábrica de Louça de Viana. Para além de um importante acervo de pintura, desenho e peças de arte sacra, destaca-se a bela coleção de mobiliário indo-português do século XVIII. Neste espaço, é possível ainda descobrir um espólio de azulejaria portuguesa e hispano-árabe, único na sua variedade e riqueza.

Museu do Traje - Situado em pleno centro histórico da cidade, o edifício do antigo Banco de Portugal, alberga, desde 2004, o Museu do Traje que dá a conhecer, a riqueza etnográfica dos tradicionais trajes vianenses. O espólio exposto compreende, igualmente, os utensílios utilizados para a confeção artesanal de peças de vestuário. Além da exposição permanente “ A lã e o linho no traje do Alto Minho”, o Museu do Traje realiza inúmeras exposições temporárias tendo como tema o traje e etnografia Vianenses.

Os diversos espaços e Núcleos Museológicos - Núcleo Museológico de Arqueologia da Igreja das Almas; Núcleo Museológico de Arqueologia da Casa dos Nichos; Núcleo Museológico de Arqueologia de Sta Maria Geraz do Lima; Núcleo Museológico – Moinhos de Vento de Montedor (Carreço); Núcleo Museológico - Museu do Pão de Outeiro, Núcleo Museológico dos Moinhos de Água da Montaria (S. Lourenço da Montaria); Núcleo Museológico do Sargaço de Castelo do Neiva; Museu Agro Marítimo de Carreço; Núcleo Museológico de Santa Luzia (Templo Monumento de Santa Luzia); Núcleo Museológico de Lanheses; Museu Fábrica da Louça Regional de Viana; Museu de Cavalos de Sta Leocádia (Geraz do Lima).

Percursos Pedestres - que permitem cruzar diferentes ambientes naturais e contemplar o património edificado, verdadeiro testemunho da perfeita adequação entre o Homem e o meio ambiente.