Página Inicial > Notícias > Zona Industrial...estratégico

Zona Industrial de Alvarães Norte de 25 hectares visa ocupação de espaço em contexto territorial estratégico

22 Fevereiro 2021

Tendo em conta que estão praticamente esgotadas as atuais áreas de localização empresarial, graças à política de fixação de novas atividades industriais e projetos de ampliação de empresas em Viana do Castelo, o Município vai agora criar uma nova área/zona industrial num espaço bem localizado e com boas infraestruturas.

Assim, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai criar a Zona Industrial de Alvarães Norte, que visa promover condições de ocupação de um espaço localizado num contexto territorial de excelência e estratégico. Para a concretização desta nova zona industrial o Município vai adquirir 38 parcelas de terreno, que representam uma área total de 20,7 hectares.


Esta nova zona industrial destina-se a acolher novos empreendimentos empresariais de algumas empresas vianenses que já manifestaram intenção de aproveitar novos financiamentos comunitários para a economia e competitividade bem como para criar novos projetos de âmbito nacional e internacional, tendo já contactado a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – AICEP e o Município de Viana do Castelo nesse sentido.


Assim, a nova zona industrial pretende disponibilizar um novo espaço para fixação de empresas e negócios, potenciando a superior localização deste local, com ligação aos principais eixos viários (A27/28, EN13, novo acesso ao Porto Mar e futura Via de Acesso ao Vale do Neiva) e proximidade às infraestruturas marítimas (Porto de Mar) e ferroviárias (interface de Darque). A área beneficia ainda de boas infraestruturas (água, águas residuais, gás, comunicações e fibra ótica).


A área de intervenção da Zona Industrial de Alvarães Norte, de 24,5 hectares (245.860 m²), conta com uma área de parcelas/lotes de 142.736,00 metros quadrados, num total de 9 lotes, com área de construção de 80.000,00 m2.


A Zona Industrial de Alvarães Norte contará com 162 lugares de estacionamento para pesados e 753 lugares de estacionamento de viaturas ligeiras. Vai incluir 1,4 quilómetros de arruamentos e 2,8 quilómetros de passeios, bem como 23.945,00 metros quadrados de área de espaços verdes e 8.966,00 metros quadrados de área de equipamentos.


Para tal, será necessária a construção de uma nova estrutura viária (arruamentos), estacionamentos pesados e ligeiros, percursos pedonais, espaços verdes e de equipamentos, com todas as infraestruturas, com destaque para a instalação de gás natural e fibra ótica.