Página Inicial > Notícias > XV Festival...Alto Minho

XV Festival de Folclore Internacional do Alto Minho

23 Agosto 2011

cartaz_festivalAs Origens do Festival:

Nascido em 1997 pelas mãos da Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a delegação distrital do INATEL e a Comissão de Festas da Senhora d’Agonia, o Festival passa, em 2002, para a responsabilidade da VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo, com os mesmos parceiros.

O Festival contou sempre com a colaboração indispensável de sete grupos folclóricos da AGFAM, que alojam os grupos convidados, durante uma semana, proporcionando-lhes, ainda, algumas refeições de convívio nas suas próprias freguesias. Os grupos portugueses, que continuam envolvidos, ou que já participaram nesta organização, são o Grupo Folclórico de Alvarães, o Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha, o Grupo Etnográfico de Areosa, o Grupo Folclórico “S. Paulo” de Barroselas, o Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, o Grupo Folclórico de Castelo de Neiva, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo de Neiva, o Grupo de Danças e Cantares de Perre, o Grupo das Cantadeiras do Vale do Neiva, o Grupo Folclórico de Viana do Castelo e o Grupo Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.

 

 

Caracterização do Festival

Sendo o património cultural popular vianense, pela sua variedade etno-folclórica, o que mais diferencia Viana do Castelo de outros municípios, e sendo Viana do Castelo entronizada capital do folclore português, não poderia deixar de estar integrada na elite dos Festivais de Folclore com a chancela CIOFF.

Depois de consolidada a organização do Festival, para além das Grandes Galas (que decorrem na secular Praça da República, aproveitando-se a monumentalidade e a centralidade que esta propicia), entendeu-se necessário enriquecer o programa, com a introdução de outras formas de ir ao encontro da comunidade, nomeadamente o convívio com utentes de Centros Sociais, Culturais, Paroquiais, Misericórdias, Postos de Assistência, Lares, Estabelecimentos Prisionais e Hospitais, com as Gala Sénior junta idosos institucionalizados e não institucionalizados, com oficinas de dança e, para encerrar a programação, organiza-se um convívio que reúne sempre mais de mil participantes, na Quinta de Santoinho, com jantar e arraial.

 

As Participações:

CHILE | Ballet Folklórico de Temuco

O Ballet Folklórico de Temuco é proveniente da cidade capital da região chilena de Araucania, situada a sul de Santiago do Chile. Desde a sua criação, em Dezembro de 1992, este grupo tem como objectivo a recolha de elementos identificadores da identidade nacional do Chile, projectando-os através das linguagens universais da música e da dança. Presente em Viana do Castelo na edição deste Festival de 2005, traz-nos um reportório à volta de peças ligadas ao Carnaval, Rapa-Nui e Festa da Tirana. Este grupo tem como anfitrião em Viana do Castelo o Grupo Folclórico e Cultural de Danças e Cantares de Carreço.

ESCÓCIA | North Berwick Pipe Band

A North Berwick Pipe Band fundada definitivamente em 1957, na região de North Berwick, do litoral sul da Escócia, tem as suas raízes em bandas de gaitas de foles que remontam à época de 1700. Com aparições esporádicas, nomeadamente em 1932 e 1957 para representar os escuteiros em Jamboree, as gaitas da região de Berwick apresentam-se com o seu inseparável kilt que fazem questão de usar mesmo em viagem. Este grupo tem como anfitrião em Viana do Castelo o Grupo Etnográfico de Areosa

LETÓNIA | Folk Dance Ensemble Vektors

Já conta com mais de 50 anos o Folk Dance Ensemble Vektors, nascido no seio da Universidade Técnica de Riga, na Letónia. A simplicidade, a energia, o orgulho e a disponibilidade são características componentes da dança do grupo Vektors, que nos traz danças da tradição recriadas por modernos coreógrafos. Este grupo tem como anfitrião em Viana do Castelo o Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Perre.

POLÓNIA | Ziemia ?ywiecka

Do sul da Polónia, junto à fronteira com a Eslováquia visita-nos o grupo Ziemia ?ywiecka, sediado na cidade de Zywiec, com 700 anos de idade, capital duma bela e pitoresca região montanhosa com o mesmo nome. Este grupo tem sido desde 1971, ano da sua criação, um fiel representante da cultura tradicional desta região polaca, com os seus variados trajes, danças e canções, mantendo, numa excelente visão contemporânea, os valores da região. Este grupo tem como anfitrião em Viana do Castelo o Grupo Folclórico de S. Paulo – Barroselas.

ROMÉNIA | Ceata Junii Sibiu

O grupo Ceata Junii Sibiu (Os Jovens de Sibiu), é um dos mais antigos grupos folclóricos da Roménia, fundado em 1944 e profissionalizado em 1991. Vindo da região central romena de Sibiu – nas fraldas dos Alpes da Transilvânia – este grupo apresenta danças, cantares, trajes e instrumentos baseados em costumes de vivências comunitárias ancestrais (nascimento, morte, casamento, colheitas, etc.), com repertórios de várias regiões do país. Este grupo tem como anfitrião em Viana do Castelo o Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães

UCRÂNIA | Yunist Podillya

Proveniente de Khmelnitsky, região do oeste da Ucrânia (Podillya), o Grupo Yunist Podillya é composto por elementos da Universidade da região. Traz-nos este grupo, com rigor e profissionalismo, a dança, o canto e o instrumental ucraniano, a envolver as suas acrobáticas danças cossacas, a par da transformação lírica e plástica das belas tradições da antiga Ucrânia.

Este grupo tem como anfitrião em Viana do Castelo o Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo de Neiva

 

 

PROGRAMA

Segunda-feira – 29 de Agosto

Recepção dos Grupos Folclóricos estrangeiros e convívio nos grupos de acolhimento.

Terça-feira – 30 de Agosto

Manh㠖 Visita e actuação em instituições de solidariedade social e empresas do distrito de Viana do Castelo, à frente referidas.

22,00 Horas – GALA DE ABERTURA, na Praça da República em Viana do Castelo, com:

  • Participação dos Grupos Folclóricos dos países visitantes – Chile, Escócia, Letónia, Polónia, Roménia e Ucrânia.
  •  Participação especial do coro de câmara Vox Ensemble.

 

Quarta-feira – 31 de Agosto

Manh㠖 Visita e actuação em instituições de solidariedade social e empresas do distrito de Viana do Castelo, à frente referidas.

14,30 Horas – GALA SÉNIOR – Espectáculo dedicado ao público sénior, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no âmbito do Programa Cultura da Idade/Envelhecer com Qualidade, do Gabinete Cidade Saudável, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com: Chile, Escócia, Letónia e Ucrânia.

À noite, a partir das 22,00 horas – Participação dos Grupos Folclóricos num espectáculo no Concelho de Caminha (Vila Praia de Âncora) – Escócia, Letónia e Roménia.

 

Quinta-feira – 1 de Setembro

Manh㠖 Visita e actuação em instituições de solidariedade social e empresas do distrito de Viana do Castelo, à frente referidas.

22,00 Horas – “TEMPOS DA EUROPA” – Gala folclórica na Praça da República, em Viana do Castelo, com: Escócia, Letónia e Ucrânia

e ainda PORTUGAL com:

  • Grupo Etnográfico da Areosa
  • Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Perre
  • Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo de Neiva

 

A partir das 21,30 horas – Participação dos Grupos Folclóricos num espectáculo em Paredes de Coura – Chile, Polónia e Roménia.

Sexta-feira – 2 de Setembro

13,00 Horas – Almoço com todos os grupos visitantes nas instalações da APPACDM, em Areosa, Viana do Castelo, seguido de um convívio com a realização de Jogos Tradicionais Portugueses.

22,00 Horas – “DOS ANDES À ESTEPE” – Gala folclórica na Praça da República, em Viana do Castelo, com: Letónia, Roménia, Chile e Polónia

e ainda PORTUGAL com:

  • Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães
  • Grupo Folclórico e Cultural de Danças e Cantares de Carreço

À noite, a partir das 21,30 horas – Participação dos Grupos Folclóricos num espectáculo em Verdoejo (Valença) – Escócia e Ucrânia.

 

Sábado – 3 de Setembro

11,00 Horas – Recepção dos grupos visitantes, na Praça da República, em Viana do Castelo, pela Banda de Gaiteiros da Fundação Maestro José Pedro.

11,30 Horas – “ENSINA-ME, EU DOU-TE A MÃO” – Oficinas de danças onde os grupos folclóricos que nos visitam estarão à disposição de todos para demonstrar e ensinar as suas danças nos seguintes locais da cidade de Viana do Castelo:

Largo de São Domingos – Polónia e Escócia; Largo da Matriz – Ucrânia; Praça da Liberdade – Chile e Letónia; Passeio das Mordomas da Romaria – Roménia

– Recepção e cumprimentos oficiais aos representantes dos grupos estrangeiros visitantes, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo.

12,30 Horas – Fotografia do Diálogo Intercultural, com os elementos de todos os grupos visitantes, junto do Monumento ao Vira.

13,00 Horas – Almoço e Convívio com todos os grupos visitantes, nas instalações da APPACDM, em Areosa, Viana do Castelo.

  • 22,00 Horas – GALA DE DESPEDIDA na Praça da República em Viana do Castelo, com todos os grupos dos países participantes: Chile, Escócia, Letónia, Polónia, Roménia e Ucrânia.

 

e ainda PORTUGAL com:

  • Grupo Folclórico de S. Paulo, Barroselas
  • Grupo Folclórico de Viana do Castelo

24,00 Horas – Convívio com animação musical na Porta Mexia Galvão

 

Domingo – 4 de Setembro

13,00 Horas – Almoço proporcionado pelos grupos visitantes aos seus anfitriões nas comunidades de acolhimento.

19,00 Horas – Convívio na Quinta de Santoinho, em Darque, Viana do Castelo, com os elementos de todos os Grupos Folclóricos participantes no XV Festival de Folclore Internacional – Alto Minho, famílias de acolhimento, amigos e aberto a toda a comunidade vianense.

 

Ficha Técnica:

CONCEPÇÃO GRÁFICA DO CARTAZ : Júlio Barbosa e Luís Eusébio – alunos do Curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

DESIGN DO SÍMBOLO DO FESTIVAL (VIRA): Arquitecto Ermanno Aparo

Colaboram ainda na recepção dos grupos folclóricos estrangeiros que nos visitam: Estaleiros Navais de Viana do Castelo; Posto de Assistência Social de Alvarães – Lar de S. José; Lar de Santa Teresa; Casa do Pessoal do Centro Hospitalar do Alto Minho; Centro Social Paroquial de Deão; Centro Social e Paroquial de Nª Sra. de Fátima; Centro Paroquial e Social de Barroselas; Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo; Centro Social e Paroquial de Chafé – Casa de S. Sebastião; Centro de Dia de Moledo; Centro Social e Paroquial de Santa Marta de Portuzelo; Congregação de Nossa Senhora da Caridade; Associação Cultural de Verdoejo – Valença; Residência BellaVida, de Areosa

 

Organização:

VianaFestas e Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho, com Grupo Folclórico e Cultural de Danças e Cantares de Carreço; Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo de Neiva; Grupo Folclórico de S. Paulo, Barroselas: Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães; Grupo Folclórico de Viana do Castelo; Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Perre; Grupo Etnográfico da Areosa.

 

Apoios e colaboração:

Câmara Municipal de Viana do Castelo; Câmara Municipal de Caminha; Câmara Municipal de Paredes de Coura; Câmara Municipal de Valença; FUNDAÇÃO INATEL; FUNDAÇÃO MAESTRO JOSÉ PEDRO; APPACDM, de Viana do Castelo; Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; AVIC / Quinta de Santoínho; Viana Grés; MEDIVI – Médicos Viana – Serviço Atendimento Médico, Lda.