Página Inicial > Notícias > XIII Meia...do Castelo

XIII Meia Maratona Manuela Machado traz quatro mil atletas a Viana do Castelo

26 Janeiro 2011

A Câmara Municipal, em colaboração com a Associação de Atletismo de Viana do Castelo e o Cyclones Atlético Clube, realiza, no próximo domingo, dia 30, com partida às 10H30 da Alameda 5 de Outubro, a XIII Meia Maratona Manuela Machado - Viana fica no Coração, a XI Mini Maratona e a VII Caminhada Manuela Machado – “Todos a andar”, provas integradas nas Comemorações de Elevação de Viana do Castelo a Cidade.

Os atletas partem às 10H30 da Alameda 5 de Outubro; passando depois na Rua de Galiza, dirigindo-se para o acesso à A27/A28 no troço compreendido entre o Hotel Parque e os acessos da Meadela/Ponte Nova. De seguida entram na Estrada Nacional 202 e vão até Cardielos, onde retornam. Na Meadela viram na Rua Zeca Afonso e depois na Rua da Giesteira; Rua de S. João; Rua Campos Monteiro; Rua Aquilino Ribeiro; Rua Ramalho Ortigão; Rua Camilo Castelo Branco; Rua Guerra Junqueiro; Viaduto de Santo António; Rua Emídio Navarro; Rua dos Bombeiros; Rua Conde Carreira, Av. Batalhão Caçadores 9; Anel Viário; Rotunda dos Pescadores; Avenida Campo do Castelo; Alameda Alves Cerqueira; subindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra até à meta.

Os atletas em cadeiras de rodas fazem o mesmo percurso, mas partindo 10 minutos antes dos atletas seniores.

A XI Mini Maratona e a VII Caminhada, com a extensão de quatro quilómetros e destinada a atletas dos 11 aos 70 anos, tem partida do mesmo local, fazendo um percurso dentro da cidade, com início na Alameda 5 de Outubro, subindo a Rua Abel Viana, Praça Afonso III, Avenida Afonso III; Rua Emídio Navarro; Rua dos Bombeiros; Rua Conde Carreira; Avenida Batalhão Caçadores 9; Anel Viário; Rotunda dos Pescadores; Avenida Campo do Castelo; Alameda Alves Cerqueira; subindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e terminando a prova em frente à Escola da Avenida.

O valor das inscrições da Mini Maratona e Caminhada reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Irão participar cerca de 4000 atletas, no conjunto das três provas. Destes cerca de 800 serão espanhóis.

Os atletas em destaque nesta edição são:

Quénia - Evans Taiget e Peter Kiplagat (Masculinos); Hellen Jepkosgei  (Feminino);

Ucrânia -  Vitaly Shafar (Masculino);

Rússia  - Oleg Kulkov e Alexey Reunkov (Masculinos); Elsa Kireeva (Femininos);

Portugal- José Moreira e José Costa (Cyclones Sanitop), Ricardo Ribas (Maratona)
e Sérgio Silva (Maia Atlético Clube) - masculinos; Jéssica Augusto; Cláudia Pereira (Sporting de Braga), Dulce Félix (Maratona) e Doroteia Peixoto (Núcleo Desportivo de Joane).

 

Para os participantes na Meia Maratona Manuela Machado, masculinos e femininos, haverá prémios pecuniários e de presença, com destaque para os três primeiros classificados, enquanto os atletas participantes nas provas da Mini e Caminhada receberão prémios de presença.

Este ano vão continuar a ser atribuídos prémios monetários aos cinco primeiros atletas masculinos e femininos Galegos. Esta atribuição deve-se ao facto da organização desejar distinguir os habitantes da Galiza que, juntamente com Viana do Castelo, estão integrados na Euro-Região do Eixo Atlântico, Norte de Portugal.

No local da chegada estará instalado um secretariado para prestar todas as informações e orientações.

A organização quer, com estas três provas, dar oportunidade a todos os vianenses de transformarem este evento numa festa popular de atletismo, pelo que se apela à sua maior participação.

 

 

Viana do Castelo, 26 de Janeiro de 2011

 

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo