Página Inicial > Notícias > Voluntários...do Castelo

Voluntários de Viana do Castelo reconhecidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo

06 Dezembro 2018

A vereadora com o pelouro da Coesão Social, Carlota Borges, marcou presença num evento organizado pela Câmara Municipal que assinalou o Dia Internacional do Voluntariado, comemorado a 05 de dezembro. Ontem, mais de uma centena de voluntários viram o seu trabalho reconhecido pela autarquia, num momento cultural e de convívio com voluntários e com as organizações de voluntariado do concelho.

Assim, mais de uma centena de pessoas juntou-se no Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda para desfrutar de um momento cultural que contou com a presença do grupo Ativa Júnior do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana e com a Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A iniciativa contou, ainda, com a parceria da Fundação Gil Eannes, que ofereceu entradas no navio aos voluntários, e da Delta Cafés, que ofereceu o bolo.

Este evento, promovido pelo Banco Local de Voluntariado de Viana do Castelo, surge com o objetivo de comemorar o Dia Internacional do Voluntariado, a fim de reconhecer o trabalho voluntário e valorizar a capacidade de doação, solidariedade e exercício de cidadania ativa na comunidade. O Dia Internacional do Voluntariado, instituído pelas Nações Unidas, é comemorado desde 1985 com o objetivo de sensibilizar e dar visibilidade aos voluntários e às práticas de voluntariado.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito das políticas de reforço da solidariedade e coesão social, criou em 2006 o Banco Local de Voluntariado (BLV), com o intuito de incentivar a cidadania ativa e valorizar o trabalho voluntário. O Banco Local de Voluntariado de Viana do Castelo tem por missão promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, qualificar o trabalho voluntário, apoiar organizações e pessoas interessadas no voluntariado, com acompanhamento individualizado, facilitando a participação comunitária e o exercício de uma cidadania ativa, contribuindo para a coesão social e o bem-estar da população local.