Página Inicial > Notícias > Viana do...fevereiro

Viana do Castelo viveu “Blu European Festival” de 22 a 28 de fevereiro

01 Março 2021

O Município de Viana do Castelo uniu-se ao “Blu European Festival” de 22 a 28 de fevereiro, num evento internacional que visou promover o mar e as tradições marítimas das regiões. Devido aos constrangimentos provocados pela pandemia, o evento aconteceu on-line através do Facebook do Município.


Assim, a semana começou na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, com uma conferência de imprensa de abertura do festival pela Vereadora Carlota Borges. De seguida, foi inaugurada a exposição de fotografia “Blu Memories”, que está exposta no átrio do espaço municipal.


A semana azul incluiu visitas virtuais ao Navio Hospital Gil Eannes - Memória viva da Pesca do Bacalhau, ao Centro de Mar e Equipamentos Náuticos e ao Museu do Traje. Foi ainda possível fazer uma visita virtual ao Núcleo Museológico do Sargaço de Castelo do Neiva e a “Um dia de Pesca em Viana do Castelo".


A programação inclui ainda um ‘showcooking’ virtual com a confeção de um prato gastronómico tradicional, o "Polvo à Lagareiro". Foram ainda apresentadas as tradições do Bairro da Ribeira relacionadas com a Festa da Senhora da Agonia, com destaque para os tapetes e a Procissão ao Mar.


Os interessados tiveram também oportunidade de conhecer o projeto educacional "Além-mar", que explorou quatro temas relacionados com as nossas tradições com alunos do pré-escolar e do ensino básico: atividades de pesca, atividades agro-marítimas, trajes marítimos e devoções religiosas.


O programa implicou ainda um Passeio Virtual pelas Praias de Viana do Castelo e “Blu Talks”, com uma aula transmitida on-line a bordo no Centro de Mar, com intervenção de ex-pescadores da frota do bacalhau.


No último dia, foi ainda promovido o webinar “Conversas de Fim de Tarde - Investigação no Rio Lima", dedicado a um trabalho de investigação realizado no Rio Lima relacionado com a cultura de ostras, potencial das plantas pantanosas e fases iniciais de vida dos peixes. Esta sessão teve como objetivo reunir investigadores e a aproximação dos cidadãos e o debate sobre o estado dos rios em Portugal, pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.