Página Inicial > Notícias > Viana do...orgânicos por mês

Viana do Castelo valoriza nove toneladas de resíduos orgânicos por mês

23 Junho 2010

smsbvc_logA Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito de um protocolo de cooperação, tem vindo a valorizar e tratar resíduos sólidos orgânicos recolhidos nas escolas do concelho. Neste momento, estão a ser recolhidas nove toneladas de resíduos por mês, comprovando o sucesso da iniciativa, que agora se alarga a frutarias, restauração, hospitais, dois lares/centro de dia da cidade e ao estabelecimento prisional de Viana do Castelo.

 Mediante o protocolo assinado entre a autarquia, a Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) e a Resulima (Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos SA) foi possível a cooperação para tratamento e valorização de resíduos urbanos biodegradáveis, integrando desde logo a colaboração entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo, 46 escolas e 14 entidades concelhias do concelho para a separação de resíduos orgânicos.

Desde então, a autarquia contabilizou uma redução considerável de resíduos orgânicos, já que foram valorizadas cerca de nove toneladas por mês só nas cantinas escolares do concelho. Por isso, a autarquia vai alargar esta iniciativa a oito frutarias do concelho, ao Lar de Santiago e da Caridade, ao estabelecimento prisional de Viana do Castelo e às unidades hospitalares do concelho.

O objectivo é integrar no projecto todas as instituições que possuam cantinas a funcionar para reduzir os resíduos valorizáveis enviados para aterro, assim como estabelecimentos de restauração e bebidas.

            Entretanto, os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo lançaram uma campanha de recolha gratuita e ao domicílio de REEE (equipamentos eléctricos e electrónicos), de resíduos verdes (aparas de relva, flores e plantas ornamentais, folhas de plantas, árvores e palmeiras, arbustos e ramos de árvores) e monstros (sofás, colchões, alcatifas, móveis).

            Para tal, pode ser contactada a linha azul 808200280 ou o portal dos SMSBVC para que qualquer cidadão possa solicitar o serviço de recolha em casa, marcadas de acordo com os dias e o interesse do utilizador.

 

 

Viana do Castelo, 23 de Junho de 2010

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo