Página Inicial > Notícias > Viana do...urbanos por ano

Viana do Castelo valoriza mais de cinco mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano

23 Abril 2013

O Estação Viana Shopping tem patente, até ao próximo dia 02 de Maio, a exposição produzida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo e com a Resulima, intitulada de “Resíduo, para onde vais?”. A mostra visa sensibilizar ambientalmente a população, numa política que permite, atualmente, a valorização de cinco mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano.

Na mostra, o visitante é confrontado com a presença de diferentes tipologias de resíduos de forma a compreender a grande diversidade de “lixo” que é produzido pelas sociedades atuais, assim como os benefícios evidentes do seu encaminhamento adequado, minimizando assim impactes negativos no ambiente. Revela-se aqui também que a maior parte dos resíduos que produzimos de forma mais ou menos imediata no nosso dia-a-dia têm a possibilidade de ser valorizados por via da reciclagem, compostagem ou outros processos de recuperação.

Para além dos resíduos que devem ser colocados no ecoponto – papel/cartão e embalagens de plástico, de metal e de vidro - o visitante pode encontrar resposta relativamente ao destino a dar a resíduos como medicamentos, óleos alimentares usados, equipamentos elétricos e eletrónicos, pneus, entre outros.

Esta exposição é mais uma iniciativa da política ambiental destas entidades na gestão de resíduos sólidos urbanos, cuja gestão tem merecido um esforço e empenho significativos pela Câmara Municipal, em coordenação com os SMSBVC - entidade responsável pela recolha e transporte de RSU’s indiferenciados produzidos nas quarenta freguesias do concelho - e com a Resulima - entidade responsável pela recolha seletiva e tratamento dos RSU’s.

Neste momento, todos os equipamentos e infraestruturas instalados no concelho de Viana do Castelo, a par dos esforços desenvolvidos pelas equipas técnicas e operacionais afetas a esta gestão e a ações de sensibilização ambiental dinamizadas a diferentes públicos, têm permitido obter dados positivos. Desde o ano de 2007, a separação de RUS’s no concelho aumentou 21por cento enquanto a quantidade de resíduos indiferenciados enviados para aterro sanitário diminui 13 por cento.

De destacar que o concelho de Viana do Castelo dispõe, atualmente, de mais de 400 ecopontos, 160 equipamentos de deposição de óleos alimentares usados (em escolas, ecopontos e na restauração) e mais de 60 pontos de recolha de resíduos orgânicos (escolas e hotelaria/restauração) que permitem a valorização anual de mais de 5 000 toneladas de resíduos sólidos urbanos, evitando assim que sejam enviados para aterro sanitário.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo