Página Inicial > Notícias > Viana do...Microsoft

Viana do Castelo vai receber Laboratório de Inovação de Retalho Partilhado da XnFinity e da Microsoft

30 Setembro 2019


Viana do Castelo vai receber um Laboratório de Inovação de retalho partilhado com focos em I&D e transformação digital e incubação em Portugal. Apresentado na passada sexta-feira a parceiros e à comunicação social, este laboratório pretende ser “o lugar onde os retalhistas podem ter acesso exclusivo a criadores de inovação”.

O evento, que contou com a presença do autarca de Viana do Castelo, que aproveitou para dar a conhecer as mais valias da região e do concelho no que toca aos incentivos para a fixação de empresas e ainda as “facilities” de que Viana do Castelo dispõe para empresários e empresas emergentes, serviu sobretudo para marcar o arranque deste laboratório que, em última instância, vai permitir reduzir os riscos de investimento para a indústria de retalho (online e offline).

O acordo assinado entre a XnFinity e a Microsoft pretende usar a inovação como ferramenta. “Disrupções tecnológicas e inovação são os principais ingredientes para o futuro sucesso do retalho. Para combater as disrupções no cenário do retalho, os retalhistas precisam responder com inovação. Mas eles também têm medos: medo do custo da inovação e o medo de ser o primeiro - ou o único - a usar uma inovação”, revelou o responsável pela empresa portuguesa, vianense. Para Orlando Ribas Fernandes, CEO da XnFinity, “vendo as tendências, necessidades e lacunas, começamos a trabalhar com a Microsoft para lançar um laboratório inovador para o retalho, onde os custos e riscos poderiam ser partilhados por diferentes retalhistas.”

Para além da sua equipa própria de inovação com investigadores e engenheiros, o laboratório também incluirá tecnologias de outras startups que permitirão ao laboratório ter uma visão completa e única do retalho do futuro. O laboratório também terá uma loja real - com clientes e compras reais - onde todas as inovações (e startups) do laboratório serão testadas e validadas antes de serem oferecidas aos retalhistas.

Atualmente o laboratório já possui um portfólio de soluções; por exemplo: análise de sentimento do cliente, análises através de machine learning e deeplearning. Outras soluções de startups incluem robótica, soluções para comércio eletrônico e soluções de inteligência artificial para lojas.

“Os retalhistas que pertencerem ao nosso ecossistema terão acesso exclusivo à nossa tecnologia inovadora, acesso à nossa equipe de inovação, PoC (provas de conceito) e até mesmo ao código fonte - sem custos adicionais. O laboratório irá funcionar como o seu próprio departamento de inovação.”, sublinhou Orlando Ribas Fernandes.

O laboratório irá trabalhar muito em tópicos que farão a diferença, como envolvimento e satisfação do cliente. O laboratório ajudará a aprender sobre o comportamento do cliente nas lojas para ser possível adaptar e reagir em tempo real. O uso de tecnologias de IA, como deep learning, será um fator diferenciador nesta indústria.

Para Paul Maher, Microsoft General Manager da equipa Azure Experiences “temos o prazer de ajudar os retalhistas a encontrar startups inovadoras para fazer parceria. O serviço oferecido pelo XnFinity economizará tempo e dinheiro, ao mesmo tempo em que dará aos empreendedores uma arena para testar seus produtos em situações reais e obter resultados significativos.”

Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo