Página Inicial > Notícias > Viana do...do Rio Lima

Viana do Castelo vai proteger margens do Rio Lima

24 Setembro 2009

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em colaboração com a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Norte, vai promover um projecto-piloto para a protecção das margens do rio Lima contra a erosão e defesa da sua biodiversidade, nomeadamente nas zonas de Cardielos e Santa Marta de Portuzelo. A candidatura conjunta foi aprovada no âmbito do QREN – Eixo III e prevê um investimento global de cerca de três milhões de euros a executar até 2011.

O “Plano de valorização dos serviços dos ecossistemas da região biogeográfia” foi apresentado ao Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial do ON 2 – Novo Norte Programa Operacional do Norte, para a gestão activa e espaços protegidos e classificados, tratando-se de um projecto-piloto que está a ser elaborado com universidades e onde vão ser utilizados novos materiais e tecnologias mais ecológicas, nomeadamente nos processos de contenção das margens.

 Este projecto integrado prevê a intervenção em cerca de um quilómetro de margens do rio Lima em Viana do Castelo, com especial incidência nas freguesias de Cardielos e Santa Marta de Portuzelo. A curto prazo, serão definidas medidas de requalificação nos troços de água e, a médio prazo, medidas de mitigação dos impactos causados pela erosão e outros factores e ainda a restauração dos habitats.

Do Plano constam medidas de protecção dos meios aquáticos, a recuperação dos habitats e sua valorização e a criação de caudais ambientais. No âmbito do projecto estão, assim, previstos a monitorização ecológica da bacia do rio Lima e a definição das formas de intervenção em Cardielos (extensão de 900 metros) e Portuzelo (100 metros), em dois projectos que incluem também a promoção de percursos pedonais, de circuitos de manutenção e sinalização, para além da protecção contra a erosão.

 O prazo de execução do projecto, que será acompanhado de perto pelo Pelouro do Ambiente, é 2011, altura em que as margens do rio Lima estarão regularizadas e devidamente protegidas.   

Fundo de Protecção de Recursos Hídricos

A Câmara Municipal e a ARH assinaram também um acordo de parceria e colaboração técnica e financeira relativa à protecção de recursos hídricos para a recuperação e intervenção nos ribeiros do Pego (Areosa), S. Vicente e Portuzelo, num investimento de cinquenta mil euros. Este projecto permitirá promover a protecção dos recursos hídricos, nomeadamente em intervenções e valorização das m margens destas ribeiras.

 

            Viana do Castelo, 24 de Setembro de 2009

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo