Página Inicial > Notícias > Viana do...Cividade de Afife

Viana do Castelo vai promover a protecção da Cividade de Afife

20 Março 2013

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem vindo a desenvolver a investigação histórico-arqueológica do seu território, com a intervenção de técnicos municipais especializados e estruturas museológicas capazes de proceder à conservação do seu património arqueológico.

A Cividade de Âncora / Afife constitui um importante património que retrata uma época da nossa história e que urge conservar para memória futura, mas necessita urgentemente de trabalhos de conservação preventiva para preservar este importante sítio arqueológico para as gerações futuras.

Com a preocupação de conservar o património arqueológico, o Município de Viana do Castelo, o Município de Caminha e as Juntas de Freguesia de Afife e de Âncora entendem ser necessário uma acção conjunta para a preservação deste património que se localiza nas freguesias de Afife e Âncora.

Assim, na última reunião do Executivo Municipal foi aprovada a realização de um protocolo para a gestão conjunta do sítio arqueológico da Cividade de Âncora/Afife a celebrar entre as quatro entidades.

Com este protocolo, Viana do Castelo pretende desenvolver uma estratégia conjunta de ação para a Cividade de Âncora/Afife que conduza à boa conservação e preservação dos vestígios arqueológicos existentes, bem como de outros que se venham a ser descobertos, na certeza que preservação do seu património arqueológico é vital para a política cultural do Município.


Viana do Castelo, 19 de Março de 2013.


Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente