Página Inicial > Notícias > Viana do...Diáspora

Viana do Castelo vai acolher Encontro dos Investidores da Diáspora

19 Dezembro 2016

Viana do Castelo vai acolher, em 2017, o II Encontro de Investidores Portugueses da Diáspora. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas na sessão de encerramento do I Encontro dos Investidores da Diáspora, que decorreu em Sintra e onde participou o autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa.

O I Encontro, que decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval, juntou cerca de 300 representantes de micro e pequenas empresas da diáspora, proporcionando-lhes uma visão mais integrada do valor do mercado que representam, da sua importância estratégica, num mundo globalizado, competitivo, inovador e exigente. Com a iniciativa, pretendeu-se criar um ambiente muito favorável ao networking, ao debate, à partilha de experiências, à identificação de afinidades, à tomada de consciência das complementaridades entre as diversas realidades da diáspora, assim como ao conhecimento, ao diálogo intercultural e ao lançamento de bases de eventuais parcerias de negócio.

Este primeiro encontro, organizado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, visou dar resposta às preocupações, dúvidas e interesses diretos dos participantes com o objetivo de lhes facultar informação, conhecimento e oportunidades de debate alargado sobre temáticas de relevo para as múltiplas áreas de atividade onde se inserem.

O autarca de Viana do Castelo participou no painel dedicado ao tema “Investir e Internacionalizar: uma perspetiva local”, juntamente com António Alves de Carvalho do Gabinete ao Investidor da Diáspora, Jorge Oliveira da Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e os presidentes de câmara de Ferreira do Alentejo e Alfândega da Fé, com moderação do diretor do Jornal de Notícias, Afonso Camões, e abertura do painel do Secretário de Estado das Autarquias Locais.

No final do evento, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas anunciou uma segunda edição do encontro, que irá decorrer em Viana do Castelo em 2017.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo