Página Inicial > Notícias > Viana do...Atlântico

Viana do Castelo tem nova Praça que homenageia Eixo Atlântico

23 Junho 2015

O Eixo Atlântico e a Câmara Municipal de Viana do Castelo inauguraram uma nova praça na cidade de Viana do Castelo. Trata-se da Praça do Eixo Atlântico, onde está a partir de agora instalada uma escultura de Xose Luís Otero, artista plástico galego.

A escultura Gallaecia é “uma obra mitológica, escultura de testemunho social e histórico” que retrata aquela organização transfronteiriça composta por 34 cidades portuguesas e galegas. É obra de Xose Luis Otero, artista plástico, pintor e escultor cuja obra partiu de uma formação académica clássica. Tem diversas exposições individuais e coletivas e tem vindo a receber prémios dos dois lados da fronteira.

A nova praça e respetiva escultura são uma homenagem aos 25 anos de cooperação transfronteiriça entre o Norte de Portugal e a Galiza, sendo de lembrar que a cerimónia de escritura pública da constituição da Associação do Eixo Atlântico decorreu em Viana do Castelo, com a presença de 12 cidades, que se alargou e é hoje constituída por 34 cidades portuguesas e deputacións galegas.

A nova toponímia assinala esta efeméride, relevando também a cooperação entre os dois povos do Norte de Portugal e da Galiza e ainda a realização de muitas infraestruturas, algumas já concluídas, outras em fase de concretização como é o caso da modernização da Linha do Minho.

“O Município de Viana do Castelo pretende homenagear, com esta praça e com a escultura, o trabalho desenvolvido por todas as cidades e organismos da administração central de Portugal e das instituições galegas, que têm contribuído para o desenvolvimento mais harmonioso deste espaço territorial”, defende o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa.


Gabinete de Imprensa