Página Inicial > Notícias > Viana do...Milhões de Euros

Viana do Castelo reduz dívida em 3 Milhões de Euros

27 Outubro 2014

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, no âmbito da apresentação da proposta do Plano de Atividades e Orçamento para 2015, informou o executivo que o Município conseguiu reduzir o passivo exigível total (dívida à banca e curto prazo) de 3.9 milhões de euros, que corresponde a um esforço que tem vindo a ser feito na redução de 13 por cento e que vem na linha da redução de três milhões de euros nos dois últimos anos.

Este esforço financeiro que o Município de Viana do Castelo está a fazer deve-se à gestão rigorosa dos financiamentos e das transferências do Orçamento Geral do Estado, que permitiu efetuar uma poupança corrente na ordem dos 15 por cento. Este esforço tem sido efetuado através da melhoria da eficiência e da contenção de custos e despesas de funcionamento, apesar dos cortes e reduções significativas que a Administração Central tem efetuado nas transferências do Orçamento de estado para os Municípios.

Com base na boa gestão financeira é agora possível incluir ações ou investimentos na área da requalificação do parque escolar, melhoria das condições e infraestruturas de acolhimento empresarial e aposta na coesão do território através da centralização de meios e competências.

O PAO 2015, apesar das muitas incertezas do próximo quadro comunitário de apoio e das reduções significativas das verbas destinadas à contratualização, é um Plano e Orçamento que aposta na qualificação e valorização do território, das pessoas e do emprego.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo