Página Inicial > Notícias > Viana do...da Poesia

Viana do Castelo recordou Alfredo Reguengo no Dia Mundial da Poesia

25 Março 2014

A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebeu, no Dia Mundial da Poesia, uma homenagem ao poeta e homem de intervenção natural da Meadela, Alfredo Reguengo, iniciativa que assinalou igualmente o início das comemorações dos oitenta anos do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela.

A iniciativa teve, assim, um triplo objetivo, ao assinalar o Dia Mundial da Poesia, ao homenagear Alfredo Reguengo e marcar o início das celebrações daquele grupo. Na sessão, foi recordado o homem e o poeta de intervenção com uma participação de Louis Stevens, mas também o poeta etnógrafo que cantou as riquezas do Minho e a beleza da mulher e do traje à vianesa, com declamação de poesia a cargo de José Filgueiras, Armanda Santos e Raquel Amorim.

A homenagem terminou declamação de poesia etnográfica e animação do grupo de lavradeiras, que está a celebrar 80 anos. O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela foi fundado em 1934, na freguesia da Meadela. Detentor de inúmeros prémios e distinções, destacam-se o 1º. Prémio (Chinela de Ouro) pela sua participação e o Diploma de Honra pela indumentária no Festival Internacional de Danças Tradicionais de Szeged na Hungria, o 1º Prémio pela “Riqueza, Fidelidade Filológica e Correcta Transposição Cénica” no 26º Festival Mundial Castello de Gorizia (Itália) e a Medalha de Bronze nas 55as Folcloríadas de Dijon (França). É membro efetivo da Federação do Folclore Português e membro fundador da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho. Está ainda filiado no INATEL e inscrito no Comité Internacional EUROPEADE e em 1995 foi declarado instituição de utilidade pública. Em Janeiro, foi agraciado pela autarquia com a medalha de instituição de mérito.

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo