Página Inicial > Notícias > Viana do...Europeia de Vela

Viana do Castelo recebeu Fórum da Confraria Europeia de Vela

23 Março 2015

Viana do Castelo recebeu o III Fórum da Confraria Europeia de Vela, onde foram entregues os diplomas dos Amigos daquela entidade em Viana do Castelo. A iniciativa surge da constatação desta Confraria de que “Viana do Castelo é uma cidade com um conhecido porto e foz do Lima que tem vindo a fazer uma grande aposta nos desportos náuticos e na cultura marítima”.

O programa começou com uma receção aos participantes no Navio Gil Eannes pelo autarca de Viana do Castelo, sendo depois apresentado o projeto do Centro de Mar, seguindo-se uma visita ao navio, mas também aos centros náuticos de vela, surf e canoagem e ainda ao Centro de Alto Rendimento de Surf.

O Fórum incluiu ainda a entrega dos diplomas dos amigos da Confraria, com os quais o presidente e vice-presidente (e vereador do desporto) da Câmara de Viana do Castelo foram distinguidos, e duas conferências, uma sobre a “Evocação dos 600 anos da empresa de Ceuta. Uma reflexão sobre o papel do mar na definição das fronteiras portuguesas” pelo professor da Universidade do Porto, Luís Adão da Fonseca, e uma outra sobre “Cartografia Náutica Portuguesa dos séculos XV a XVII” pelo vice-almirante da Armada Portuguesa, António Silva Ribeiro.

A Confraria Europeia de Vela é uma associação civil espanhola que conta com 142 membros distribuídos por países como Angola, Brasil, Cuba, Espanha, Portugal, Suíça, Itália, Uruguai, Reino Unido, Porto Rico, Colômbia, Equador, França, Andorra e Argentina. O Presidente do Capítulo de Lisboa é o Dr. Jorge d’Orey Pinheiro (Arnoso), conhecido desportista náutico, sendo o presidente da Confraria D. Francisco Quiroga Martinez, Oficial da Marinha Espanhola na reforma.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo