Página Inicial > Notícias > Viana do...de novembro

Viana do Castelo recebe XIV Encontro de Química dos Alimentos até 9 de novembro

07 Novembro 2018

O XIV Encontro de Química dos Alimentos está a decorrer, até à próxima, em Viana do Castelo, com um programa que inclui workshops, debates, apresentações, contando com especialistas de todo o país, incluindo participantes da Madeira e dos Açores, organizado pela Divisão de Química dos Alimentos, da Sociedade Portuguesa de Química, e Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).


Este encontro, que se realiza bianualmente, é um dos poucos fóruns nacionais onde a indústria e a ciência alimentares de podem cruzar de forma regular para um debate de ideias e conhecimento mútuo. O encontro permite às indústrias verificar o que de mais recente se faz em Portugal ao nível da investigação científica na área alimentar.


Na cerimónia de abertura, o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, deu nota que Viana do Castelo se está a afirmar como cidade de congressos e iniciativas científicas graças às boas condições no que toca a equipamentos e infraestruturas de apoio de eventos.


O autarca fez ainda referência a que, cada vez mais, o conhecimento e a inovação são essenciais para a vida dos territórios e saudou a ESTG pela capacidade que tem tido de associar, nas suas ações, parcerias entre empresas, o conhecimento e autarquias, dando, desta forma, um contributo importante para o desenvolvimento do Alto Minho e Viana do Castelo.


Para José Maria Costa, torna-se urgente a inovação nos domínios social e cultural, procurando respostas e o compromisso da sociedade face aos problemas atuais que o país vive, como é o caso da demografia e o envelhecimento populacional. A organização tem de ser criativa e inovadora para fazer face ao futuro, atendendo aos constrangimentos que as questões demográficas irão colocar ao desenvolvimento e coesão do território.


Viana do Castelo já tem vários congressos agendados para o próximo ano, iniciando em fevereiro com o Encontro Nacional Estudantes Economia e Gestão, numa organização da Associação de Estudantes da ESTG e Câmara Municipal de Viana do Castelo. Em março, a cidade acolhe o INTERISCAS - Torneio Nacional de Institutos Superiores de Contabilidade e Administração e, em abril, a 8º Edição do Encontro Nacional de Estudantes de Design - ENED ’19.
No mês de maio, a capital do Alto Minho recebe o Encontro Náutico Cidades do Atlântico e, em junho, o II Simpósio Internacional União Astrofísica Internacional, a Internacional Conference on Structural Engineering Dynamics – ICEDyn 2019 e ainda as comemorações do 141º Aniversário da Ponte Eiffel.
Em setembro, Viana do Castelo recebe o Outdoor Sports Euro´Meet 2019 e ainda uma Exposição de Filatelia. No mês de novembro, a cidade acolhe o Congresso do Bombo e a Viana Noivos. Para maio de 2020, está já agendada a Conferência Distrital do Rotary Club, a acontecer no Centro Cultural de Viana do Castelo.