O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng.º José Maria Costa e o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente – chefe Luís Farinha, assinaram, ontem, em cerimónia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, o protocolo de cedência do direito de superfície para a instalação do Banco de Provas da PSP.
Este equipamento, o 15º a nível mundial, e o primeiro a ser construído em Portugal em terrenos cedidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, entrará em funcionamento em 2019, representando um investimento superior a dois milhões de euros, comparticipado em 75 por cento com verbas comunitárias pelo Fundo para a Segurança Interna (FSI) e com 25 por cento de comparticipação nacional.
O Banco de Provas da CIP, entidade certificadora de armamento e munições, ficará instalado na Zona Industrial do Neiva, perto das instalações da Browning Viana, uma das empresas armeiras portuguesas com maior dimensão, possibilitando que a certificação desta produção seja feita em Portugal e a exportação feita diretamente pelo produtor.
O Banco de Provas é uma infraestrutura necessária ao eficaz e eficiente teste, controlo de qualidade das armas de fogo e suas munições, sendo a sua instalação, fiscalização e controle da competência da PSP.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara congratulou-se com esta parceria que representa uma mais-valia e mais uma atratividade económica para a região de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente
Câmara Municipal de Viana do Castelo