Página Inicial > Notícias > Viana do...Atlântico

Viana do Castelo recebe Assembleia Geral da Conferência das Cidades do Arco Atlântico

27 Abril 2017

A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal recebe, amanhã e sábado, a XVII Assembleia Geral da Conferência das Cidades do Arco Atlântico, que irá abordar o tema da “Visão Atlântica e urbana do futuro da Europa”. Paralelamente, decorre também uma sessão pública do Comité das Regiões sobre “A agenda marítima da União Europeia: uma visão territorial”, moderada por Jorge Graça, representante português da equipa de apoio do Plano de Ação para o Atlântico da EU.

Assim, amanhã, a partir das 15 horas, decorre este “diálogo local” do Comité das Regiões, com os temas “Discussões de ideias sobre a política marítima da EU” e um diálogo interativo sobre o futuro da política regional e marítima europeia, com as presenças de José Maria da Cunha Costa, Presidente da Delegação Portuguesa no Comité das Regiões e da Câmara de Viana do Castelo, Emílio Brogueira Dias, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Douro, Leixões e Viana Do Castelo; Marcella Smyth, Assessora para os assuntos marítimos da representação irlandesa perante a EU; Stanisław Szwabski, Relator sobre a reabilitação das cidades e zonas portuárias para o Comité das Regiões, Vereador de Gdynia em Polónia; Vanda Nunes, Assessora para os Assuntos do Mar de Lisboa; e Jerry Lundy, Representante da Estratégia Marítima Atlântica ao Comité das Regiões, Vereador do condado de Sligo em Irlanda.

No dia 29 de abril, pelas 09h00, decorre a Assembleia Geral extraordinária, que abordará temas como o futuro da política de coesão; a consolidação da cooperação entre as cidades atlânticas; a cultura atlântica: dois casos de sucesso; as experiências atlânticas e a renovação urbana: cidades atlânticas e áreas portuárias.

De lembrar que Viana do Castelo aderiu à Conferência das Cidades do Arco Atlântico, instituição que representa atualmente mais de cem entidades locais e sete milhões de habitantes da faixa atlântica europeia, em Abril de 2014. É uma rede que trabalha com diferentes instituições com o objetivo de promover o papel das cidades na Europa e para destacar a especificidade do Arco Atlântico. Constituindo uma rede de cooperação territorial, visa promover a vocação marítima da costa atlântica europeia, o modelo urbano europeu, o ordenamento equilibrado e a abertura internacional e cooperação entre cidades, sendo que Viana do Castelo foi eleita para a presidência do Arco Atlântico em 2016.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo