Página Inicial > Notícias > Viana do...de novembro

Viana do Castelo promove I Eco Maratona de Montedor a 27 de novembro

12 Novembro 2021

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Floresta Autóctone, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, a 27 de novembro, a I ECO MARATONA DE MONTEDOR. A atividade consiste numa ação de voluntariado ambiental para o controlo (arranque) de espécies exóticas invasoras instaladas no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor.


A designação ECO MARATONA tem como propósito estimular o espírito competitivo e apelar à participação nesta ação de arranque de acácias jovens. Assim, esta atividade tem como objetivos principais a sensibilização do público em geral para a importância das árvores e arbustos autóctones, que devem voltar a predominar no nosso território, e visa também sensibilizar para o grave problema das espécies invasoras lenhosas, sobretudo as acácias, que agressiva e persistentemente proliferam, impedindo a estabilidade dos espaços florestais e determinando uma rápida degradação geral do solo e da paisagem.


A área definida para esta prova tem cerca de 42.195 m2 e será dividida em talhões, a serem distribuídos pelas equipas participantes compostas por 10 elementos. Para estimular o convívio e o espírito competitivo, serão atribuídos prémios aos 3 primeiros vencedores, que serão os primeiros a obterem a limpeza das acácias nos respetivos talhões. A programação da Eco Maratona inclui concentração às 9h00, partida às 9h30 e entrega de prémios pelas 12h00.


A prova será orientada pelos técnicos municipais integrados na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Carreço. A participação é aberta a todos os cidadãos que pretendam associar-se a esta iniciativa de voluntariado, sendo disponibilizado um formulário de inscrição (https://forms.gle/NYmtmK8jFMCpPa2C8), com limite de 100 participantes, pela ordem de inscrição. As normas de participação da I Eco Maratona de Montedor podem ser consultadas aqui.


Num contexto de alterações climáticas, torna-se ainda mais indispensável recuperar os espaços florestais autóctones, que serão os mais resilientes aos imprevisíveis fenómenos atmosféricos e que contribuem para prevenção e progressão dos incêndios florestais, pelo que é urgente substituir o verde exótico pelo verde original deste território.


A ECO MARATONA DE MONTEDOR acontece, assim, no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor, em Carreço, área em que o Município de Viana do Castelo se encontra a executar um projeto de recuperação ecológica cofinanciado pela POSEUR, para o combate às espécies invasoras ali instaladas e à reintrodução de espécies autóctones.