Página Inicial > Notícias > Viana do...Couto Viana

Viana do Castelo presta homenagem a António Manuel Couto Viana

17 Janeiro 2011

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai prestar homenagem a António Manuel Couto Viana, na comemoração do 88.º aniversário do seu nascimento. O ensaísta, encenador, tradutor, poeta e dramaturgo, que nasceu em Viana do Castelo em Janeiro de 1923 e faleceu no passado mês de Junho de 2010, vai ser homenageado com a sessão de lançamento do livro “Tens visto Antão? Contos pícaros e outros não” e com a estreia da peça “Era uma Vez um Dragão”, a centésima produção do Centro Dramático de Viana.

A homenagem tem início pelas 18h00 do dia 24 de Janeiro com o lançamento do livro “Tens visto Antão? Contos pícaros e outros não”, com apresentação de Ricardo Saavedra e Francisco José Viegas, na sala com o nome do escritor da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, num evento onde marcarão presença familiares, amigos e os amantes da escrita de António Manuel Couto Viana.

No Teatro Municipal Sá de Miranda, pelas 21h00, o Centro Dramático de Viana estreia “Era uma vez um dragão”, da autoria de Couto Viana. A peça de teatro é a centésima produção do CDV, que quis homenagear o autor e, ao mesmo tempo, dar um claro sinal de que o teatro para a infância não é coisa menor, mas sim parte estruturante do seu projecto.

 A encenação é da  Elisabete Pinto a partir do original do autor com dramaturgia literária e cénica de Castro Guedes, música original de José Prata e interpretação de Ana Perfeito, Marta Moreira Lopes, Tiago Araújo e Tiago Fernandes com assistência à produção de Ricardo Simões.

Paralelamente, decorre uma sessão de homenagem com a presença de Juan Soutullo, Rui Mendes e Fernando Guimarães e um pequeno espectáculo de fados com temas inéditos cantados por Maria José Cunha.

 

 

Viana do Castelo, 17 de Janeiro de 2011

 

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo