Página Inicial > Notícias > Viana do...em Lisboa

Viana do Castelo presente no European Maritime Day que aconteceu em Lisboa

20 Maio 2019

O Município de Viana do Castelo marcou presença no European Maritime Day, que este ano se celebrou em Lisboa. O Dia Europeu do Mar | European Maritime Day (EMD), evento anual promovido pela DG MARE, reuniu mil ‘stakeholders’ das diferentes fileiras da economia do Mar e a Câmara Municipal de Viana do Castelo esteve presente com um stand promocional, na componente expositiva do congresso.


No European Maritime Day, João Aguiar Machado, Diretor-Geral das Pescas e dos Assuntos Marítimos da Comissão Europeia visitou o espaço da Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde ficou a conhecer o projeto Náutica nas Escolas e os quatro centros náuticos do concelho.


Neste congresso, o Município vianense apresentou o projeto Centro de Mar, destacando os quatro centros náuticos de excelência: Centro de Remo, Centro de Canoagem, Centro de Vela e Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf).


Viana do Castelo destacou ainda o projeto Náutica nas Escolas, que o Município está a desenvolver nos estabelecimentos de ensino com a promoção de atividades náuticas na disciplina de educação física. Este inovador projeto permite que sejam implementadas aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, que são desenvolvidas nos centros náuticos da cidade.


No stand vianense foi ainda apresentado o Outdoor Sports Euro’Meet 2019, que Viana do Castelo acolhe de 24 a 26 de setembro. A conferência compreenderá o Euromeet e a European Week of Sport e o programa integra, também, nos dias 22 e 23 de setembro, o University Watersport Camp, que permitirá a estudantes universitários europeus uma experiência náutica única e inclusiva. O programa, constituído por workshops, case studies, visitas técnicas e prática de atividades náuticas, inclui remo, vela, surf e canoagem, mas também trail, BTT e percursos pedestres, entre muitos desportos ao ar livre.


Este ano, o Dia Europeu do Mar aconteceu no Centro de Congressos de Lisboa, sendo coorganizado pela Comissão Europeia (DG MARE), Ministério do Mar (Direção-Geral de Política do Mar) e Câmara Municipal de Lisboa, com a colaboração da Fórum Oceano, entidade responsável pela organização da componente de exposição do evento. A edição de 2019 foi dedicada ao empreendedorismo azul, inovação e investimento, com um enfoque especial nas questões da investigação e inovação para um oceano saudável.