Página Inicial > Notícias > Viana do...de Bilbao

Viana do Castelo presente no European Maritime Day que acontece em Lisboa e na “Expovacaciones” de Bilbao

09 Maio 2019

O Município de Viana do Castelo vai marcar presença no European Maritime Day, que este ano se celebra em Lisboa, nos dias 16 e 17 de maio. O Dia Europeu do Mar | European Maritime Day (EMD), evento anual promovido pela DG MARE, reunirá mais de mil ‘stakeholders’ das diferentes fileiras da economia do Mar e a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai estar presente na exposição do evento.


Este ano, o Dia Europeu do Mar terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa, sendo coorganizado pela Comissão Europeia (DG MARE), Ministério do Mar (Direção-Geral de Política do Mar) e Câmara Municipal de Lisboa, com a colaboração da Fórum Oceano, entidade responsável pela organização da componente de exposição do evento. A edição de 2019 é dedicada ao empreendedorismo azul, inovação e investimento, com um enfoque especial nas questões da investigação e inovação para um oceano saudável.


Com uma programação que inclui workshops, ‘breakout sessions’, encontros de negócio, ‘pitches’ e uma componente expositiva (EMD EXPO), o European Maritime Day apresenta-se como um ponto de encontro entre os ‘players’ europeus da economia do Mar, potenciando a partilha de conhecimento, o surgimento de novas oportunidades e parcerias, e servindo de palco à apresentação de projetos, produtos e ideias.


Antes, de 10 a 12 de maio, o Município participa na 40ª edição da “Expovacaciones”, em Bilbao, Espanha, uma importante feira de turismo onde estão presentes os melhores destinos turísticos de todo o mundo e se apresentam tendências e experiências associadas ao turismo, gastronomia e lazer, abrangendo ainda outras temáticas como o caravanismo.


Considerando a importância do Mercado Ibérico, o Município de Viana do Castelo participa no certame, pretendendo reforçar a divulgação das suas potencialidades turísticas, destacando-se o património histórico-cultural e natural, as praias e desportos náuticos, as rotas e percursos, a gastronomia, os eventos, as unidades de alojamento e restauração e as empresas de animação turística.


Na edição de 2018 este certame contou com 76.500 visitantes e 261 expositores, integrando profissionais do setor com um vasto leque de oferta de produtos e serviços, distribuídos por agentes de agências de viagens, transportadoras, organismos e empresas associadas ao turismo, hotéis, entidades de camping e caravanismo, entre muitos outros.


Durante o primeiro semestre de 2019, o Município vai ainda estar presente, a EXPOCIDADES – Mostra de Turismo das Cidades do Eixo Atlântico, em Braga, de 31 de maio a 2 de junho, incluindo também a participação no stand institucional da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), na TUREXPO - Salão Turístico da Galiza, em Silleda, de 6 a 9 de junho.