Página Inicial > Notícias > Viana do...em Berlim

Viana do Castelo presente em fórum sobre Cidades Ativas em Berlim

21 Fevereiro 2019

O Município de Viana do Castelo marca presença, entre hoje e amanhã, num fórum sobre “Cidades Ativas”, a acontecer em Berlim, na Alemanha. A Câmara Municipal de Viana do Castelo integra a representação de Portugal e da Fundação do Desporto no Fórum PACTE Thematic Workshop on Active Cities, que reúne projetos de referência internacional da dinamização do desporto nas autarquias.


Com mais de 210 milhões de cidadãos europeus inativos a nível desportivo, o incentivo à prática de desporto tornou-se um dos maiores desafios da Europa. Apesar da evidência científica e da atenção política para a promoção de estilos de vida saudável, a crise de sedentarismo continua a desenvolver-se. Por isso, este fórum tem como objetivo estudar os planos das diferentes comunidades, definir elementos centrais de uma Cidade Ativa e analisar os fatores de sucesso na promoção de estudantes e crianças ativas e saudáveis.


Este workshop inclui a participação de líderes municipais, representantes locais, peritos no desenvolvimento de atividade física nas áreas urbanas, entre outros especialistas.


Recorde-se que o Município de Viana do Castelo tem assumido como prioridade a prática desportiva junto dos estudantes dos diferentes níveis de ensino. Ao longo do presente ano letivo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo está a envolver milhares de alunos nos quatro projetos educativos de Desporto em curso. Os principais projetos educativos na área do desporto, promovidos pelo município, estão a bater recordes no que toca ao número de estudantes envolvidos, chegando a milhares de crianças e jovens, desde o pré-escolar até ao 3º ciclo do ensino básico.


A Patinagem no Pré-Escolar está a envolver, neste ano letivo, 368 alunos de 18 turmas de 15 escolas do concelho. Já o Atletismo nas Escolas envolve, em 2018/2019, um total de 1.186 alunos, que compõem 62 turmas em 36 escolas de Viana do Castelo. A Natação, promovida junto dos estudantes do 1º Ciclo do Ensino Básico, chega a 1.628 alunos de 82 turmas de um total de 36 escolas. Também a Náutica nas Escolas, que abrange o 2º e 3º ciclo, envolve um número recorde de estudantes, chegando a 2.226 estudantes de 110 turmas de 11 escolas do concelho.