Página Inicial > Notícias > Viana do...inclusão social

Viana do Castelo presente em encontro de cidades europeias que querem utilizar jogos para promover inclusão social

08 Março 2019

O Município de Viana do Castelo marcou presença no 1º Meeting URBACT Playful Paradigm Transfer Network, um encontro das oito cidades europeias que compõem um grupo de trabalho que tem por objetivo utilizar os jogos para promover a inclusão social. A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges, esteve em Esplugues de Llobregat, em Espanha, para participar neste encontro que promove a partilha de experiências e adaptação de boas práticas entre países.


Recorde-se que Viana do Castelo aderiu ao projeto URBACT em 2018. O programa destina-se a promover o desenvolvimento urbano integrado sustentável nas cidades da Europa, permitindo que as cidades trabalhem juntas e desenvolvam soluções integradas para desafios urbanos comuns, através de redes, aprendendo com as experiências dos outros e identificando boas práticas para melhorar as políticas urbanas.


Viana do Castelo tem, neste momento, um grupo local - ULG -, composto por várias associações e técnicos municipais, que está a trabalhar para implementação destas boas práticas. Em fevereiro de 2020, irá realizar-se um encontro deste grupo de cidades em Viana do Castelo.


Para além da capital do Alto Minho, estão envolvidas neste projeto as cidades de Udine (Itália), Cork (Irlanda), Klaipéda (Lituânia), Esplugues de Llobregat (Espanha), Larissa (Grécia), Katowice (Polónia) e Novigrad (Croátia).


O convite surgiu da cidade italiana de Udine, que está a desenvolver um projeto denominado “The playful paradigm” com o objetivo de utilizar os jogos como uma forma flexível e inovadora de criar espaços saudáveis e sustentáveis, sendo um conceito inovador para a promoção da inclusão social, estilos de vida saudáveis, de integração de grupos de idosos e de jovens e criar maior desenvolvimento intergeracional, social e económico. Udine é a cidade líder italiana do movimento de cidades lúdicas e promove o uso de “jogos” como ferramentas inovadoras para o envolvimento dos cidadãos em diferentes idades e para promoção da saúde e sustentabilidade.