Página Inicial > Notícias > Viana do...da Natureza

Viana do Castelo prepara Estratégia de Conservação da Natureza

23 Julho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, anunciou que o município está a preparar uma Estratégia Municipal de Conservação da Natureza. O autarca, que abriu os Encontros sobre a Conservação da Natureza, indicou que Viana do Castelo possui espaços naturais de elevada qualidade e sensibilidade ambiental, desafiando os investigadores e institutos ligados à investigação e conservação da natureza para apoiarem o município nas áreas de intervenção do património natural. José Maria Costa realçou, assim, a importância destes Encontros para recolha de informação, projetos e sugestões, tendo em conta a preparação da Estratégia Municipal.


A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem efetuado, ao longo dos últimos anos, um conjunto de iniciativas de valorização da Rede Natura, tendo recentemente obtido o maior galardão europeu com o projeto Escola da natureza. O município tem ainda promovido a proteção e valorização da orla costeira através da Polis Litoral Norte e tem também valorizado o seu património geológico através do processo do Geoparque Litoral Norte.


Os Encontros sobre a Conservação da Natureza, promovidos pela Câmara Municipal, pretendem fazer um ponto de situação e discutir os desafios futuros para o concelho. No dia 27 de julho será promovida a visita guiada “A Orla Costeira de Afife”, entre as 10h30 e as 12h30. A 28 de julho serão desenvolvidas visitas guiadas sobre “Os Monumentos Naturais nas três unidades de paisagem”, das 10h30 às 12h30, sobre “O Mar entra no rio e o rio entra no mar”, também das 10h30 às 12h30, e a ainda uma visita dedicada à “Observação do comportamento dos Garranos na Serra d’Arga”, entre as 10h00 e as 16h00.