Página Inicial > Notícias > Viana do...Ponta Delgada

Viana do Castelo no III Fórum das Cidades Saudável em Ponta Delgada

18 Outubro 2010

CMVC_fachadaA saúde nas políticas locais foi o tema central do III Fórum das Cidades Saudáveis, que decorreu este fim-de-semana em Ponta Delgada. Organizado pela Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis, da qual o Presidente da Câmara é presidente da Assembleia Intermunicipal, o evento contou com a presença do Director Geral de Saúde e abordou temas como as políticas municipais para ambientes urbanos saudáveis ou as políticas para vida saudável.

A iniciativa, que contou com intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi mais uma forma de divulgar o trabalho desenvolvido pelas Cidades Saudáveis, de cuja Rede Viana do Castelo é fundadora. No Município de Viana do Castelo, o Gabinete Cidade Saudável é responsável pela aplicação das normas que visam a promoção da saúde e a criação de hábitos saudáveis mas também por iniciativas como caminhadas, acções de sensibilização e formação, etc..

Recorde-se que a Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis foi criada a 10 de Outubro de 1997 por escritura pública assinada em Viana do Castelo pelos responsáveis políticos das cidades fundadoras: Amadora, Cartaxo, Coimbra, Leiria, Lisboa, Loures, Oeiras, Seixal e Viana do Castelo. Na altura, ficaram também definidos os objectivos da associação, que tem por objecto "a promoção de políticas locais de saúde" seguindo os princípios da Estratégia Saúde para Todos da OMS.

Das suas principais metas destacam-se a participação activa sobre as políticas que condicionam a saúde das populações, o planeamento urbano saudável, a acessibilidade para todos, a integração dos grupos populacionais mais fragilizados (cidadãos portadores de deficiência, minorias étnicas, idosos, etc.), a promoção da saúde e de hábitos de vida saudável (alimentação, exercício físico, etc.) e a colocação deste tema na prioridade das agendas dos decisores políticos locais.

           

Viana do Castelo, 18 de Outubro de 2010      

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo