Página Inicial > Notícias > Viana do...Alcobaça

Viana do Castelo no Festival de Gastronomia de Alcobaça

17 Junho 2010

gerazO restaurante vianense Augusto vai marcar presença no Barriga de Abade - Festival de Gastronomia e Cultura de Alcobaça e, simultaneamente, promover os Vinhos das Terras de Geraz, um dos produtos locais que a Câmara Municipal de Viana do Castelo está a impulsionar com uma campanha nacional.

O certame, a decorrer entre 24 e 27 de Junho no MercoAlcobaça, vai ter representações das regiões gastronómicas dos Açores, Alentejo, Algarve, Beira Interior, Beira Litoral, Douro, Minho, Estremadura, Ribatejo e Trás-os-Montes. De Viana do Castelo, o restaurante Augusto de Castelo de Neiva vai apresentar os mais típicos pratos regionais, acompanhados dos vinhos verdes regionais, nomeadamente dos Vinhos Verdes das Terras de Geraz. Dois pratos de bacalhau, um de polvo, arroz de marisco com lagosta, cabrito assado, posta barrosã com arroz de feijão, tarte de limão com algas, leite-creme, rabanadas, pudim abade de priscos e doce da casa são as iguarias que representam o Minho em Alcobaça.

Fruto da campanha que está a ser desenvolvida pela Câmara Municipal, este restaurante decidiu acompanhar os seus pratos com vinho verde, nomeadamente os das Terras de Geraz. Recorde-se que, com este objectivo, a Câmara Municipal marcou presença no Festival Nacional do Vinho, em Santarém, e promoveu uma acção em associação com quatro produtores de Vinhos Verdes das Terras de Geraz: Casa do Abade, Casa dos Pintos, Solar de Merufe e Sobrinho do Arcipreste.

Esta promoção, refira-se, surge de uma política de promoção dos produtos endógenos de Viana do Castelo com vista à criação de riqueza económica do concelho. O primeiro produto a ser trabalhado foi o vinho verde das Terras de Geraz, depois de Viana do Castelo ter aderido à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) para promover a importância estratégica dos vinhos verdes e depois da integração na Confraria dos Vinhos Verdes com o objectivo de aumentar a visibilidade do vinho da região e reforçar o papel do Município como defensor do vinho verde na economia local e no enoturismo

 

Viana do Castelo, 17 de Junho de 2010

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo