Página Inicial > Notícias > Viana do...Atlântico

Viana do Castelo na Assembleia Geral do Arco Atlântico

24 Fevereiro 2015

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, participou ontem na Assembleia Geral da Conferência das Cidades do Arco Atlântico, na Corunha. Na sessão, foi debatida a estratégia urbana das cidades marítimas do Arco para preparar as iniciativas e os projetos para o quadro comunitário Europa 2020.

Na sessão, José Maria Costa apresentou a estratégia urbana do Eixo Atlântico e da Rede Ibérica Transfronteiriça, que inclui propostas para as cidades portuárias, dando especial ênfase à melhoria das acessibilidades e infraestruturas portuárias associadas. Nesta estratégia desenvolve-se também ainda o conceito das frentes marítimas, onde se procura melhorar as relações entre os portos e as cidades e as diversas atividades ligadas aos portos e estuários.

O autarca de Viana do Castelo apresentou também como prioridade para os próximos anos a temática da segurança marítima e da proteção ambiental no que toca a acidentes e à poluição marítima, sendo que José Maria Costa defendeu que a Europa deve ter meios de intervenção marítima e logística que sejam mais adequados face ao alargamento e crescimento do tráfego marítimo na costa atlântica, resultante sobretudo do alargamento do Canal do Panamá, que irá introduzir um acréscimo significativo de tráfego marítimo com naturais implicações na segurança e poluição marítimas.

Na sessão, destacaram-se ainda intervenções dos dirigentes e parceiros europeus deste organismo no sentido de valorizar as cidades marítimas no que toca à políticas europeias que se identificam cada vez mais com as cidades continentais, graças ao alargamento a leste da União Europeia.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo