Página Inicial > Notícias > Viana do...freguesias

Viana do Castelo lança programa “Freguesia + Próxima” para dar formação aos funcionários das freguesias

15 Janeiro 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai lançar o projeto “Freguesia + Próxima”, um programa de formação para os funcionários das Juntas de Freguesia do concelho. O anúncio foi feito ontem, durante um encontro do Presidente da Câmara Municipal e do executivo com as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia. O vereador com o pelouro da Coesão Territorial, Luís Nobre, explicou que este projeto visa cumprir o programa tecnológico para que os cidadãos acedam a informação da atividade municipal, licenciamentos, processos e informações variadas da autarquia.


Luís Nobre indicou ainda que este será um ponto de informação ao cidadão, apostando na proximidade, de forma a aproximar ainda mais a administração dos munícipes, tornando as Juntas de Freguesia entidades de capilaridade de informação do município.


Neste encontro, foram apresentados os indicadores económicos do concelho, tendo sido também discutida a descentralização de competências, a cooperação da autarquia com as Juntas de Freguesia, bem como o Plano de Atividades para 2019. Recorde-se que o plano reflete um aumento de 3% nas verbas a transferir para as Juntas e Uniões de Freguesia.


O autarca, José Maria Costa, indicou que 2019 será um ano de muito investimento, referindo que estão programados investimentos na rede viária municipal, investimentos nos equipamentos escolares, reabilitação e alargamento das redes de água e saneamento, alargamento de caminhos e novas pavimentações.