Página Inicial > Notícias > Viana do...da Natureza

Viana do Castelo lança aplicação BioRegisto e o apadrinhamento de áreas classificadas no Dia Nacional da Conservação da Natureza

27 Julho 2020

Viana do Castelo promove a 28 de julho, no âmbito da Agenda de Ambiente e Biodiversidade e da Agenda de Ciência, as comemorações do Dia Nacional da Conservação da Natureza. A programação deste dia temático, inserido no Ano Municipal para a promoção da Literacia Científica, inclui o lançamento da primeira APP de Ciência Cidadã – a plataforma BioRegisto – e a assinatura do protocolo de cooperação para a manutenção e a reabilitação ecológica de Áreas Classificadas do concelho de Viana do Castelo.


A APP BioRegisto constitui a primeira plataforma de Ciência Cidadã que o Município coloca à disposição de todos os públicos, permitindo a identificação de espécies de todo o território nacional. Com base online desde 2018, regista atualmente mais de 780 observações que correspondem a 267 espécies registadas e validadas pelos parceiros científicos.


Estão registados, neste momento, 729 utilizadores na plataforma e já foram carregadas 1.252 fotografias.


As espécies com mais observações até ao momento foram o Guarda-rios e o Pica-pau-malhado, ambas com 22 registos cada espécie. As aves são o grupo com mais registos, contando já com 308 observações, seguidas dos insetos, com 122 observações, e dos anfíbios, com 39 observações. A APP BioRegisto pretende também que os utilizadores apoiem o Município na identificação de espécies exóticas (algumas com claro comportamento invasor, como é o caso da acácia), dados de grande valor para o estudo destas espécies, nomeadamente nas suas formas de controlo e erradicação.


As comemorações do Dia Mundial da Conservação da Natureza integram ainda a assinatura dos protocolos de colaboração entre a Câmara Municipal, 18 empresas e 3 associações, tendo por objetivo a reabilitação ecológica de áreas classificadas do concelho de Viana do Castelo, em especial os 13 monumentos naturais, através da realização de ações de erradicação e controlo dos agentes bióticos invasores identificados, garantindo o sucesso do crescimento vegetativo das espécies nativas instaladas.


A Câmara Municipal tem em curso uma empreitada financiada pelo POSEUR no valor de mais de meio milhão de euros para a recuperação ecológica de 5 monumentos naturais – Pavimentos Graníticos da Gatenha, Cascatas da Ferida Má, Falha das Ínsuas do Lima, Praia Eemiana da Ribeira de Anha e Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor.


As ações a realizar pelas entidades parceiras – Amavical - Soluções Industriais, Baltor, Beachbowling, BMVIV, BorgWarner, Darque Kayak Clube, Descubra Minho, El.pe - Elisa Pereira e Freitas Lda., ELSPEC, Empresa Dima- Equipamentos Indutriais Lda, Empresa Tobor- Acessórios para a Indústria Lda, Extinsegur, GARANTFREQUÊNCIA LDA, Misturacor, Moviglobal, Nortaluga, Painhas PAGROUP, Sambiental, Surf Clube de Viana, Triauto, Viana Remadores do Lima - irão contemplar a erradicação de invasoras, plantação de espécies autóctones, limpeza de vegetação, limpeza de resíduos e monitorização da área adotada quanto ao crescimento vegetativo e à sinalética de interpretação, apoio e visitação.