Página Inicial > Notícias > Viana do...Educação

Viana do Castelo investe mais de 9 milhões de euros em infraestruturas de Desporto e Educação

26 Setembro 2018

O município de Viana do Castelo vai, ao longo do atual ano letivo, investir mais de 9 milhões de euros em infraestruturas de desporto e educação. Os números foram avançados pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, durante a inauguração do Pavilhão do Atlântico, que aconteceu esta terça-feira, e que contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.


O autarca recordou que o Pavilhão do Atlântico representou um investimento de 1,5 milhões de euros, tendo o novo pavilhão desportivo sido instalado na Avenida do Atlântico, num terreno em gaveto com 1785 metros quadrados entre a Avenida e a Rua Dr. Pedro Barbosa, onde está situada a escola EB 2.3 com o mesmo nome.


Neste momento, está a acontecer a empreitada de requalificação da EB 2.3 Frei Bartolomeu dos Mártires, numa obra de 5,3 milhões de euros, e ainda a empreitada de requalificação e modernização da Escola Básica 2.3 e Secundária de Barroselas, num investimento de 1,9 milhões de euros.


O município está também a assegurar a Pista de Atletismo de Mazarefes, numa empreitada de 150 mil euros, estando ainda a ser investidos 500 mil euros na requalificação e melhoria de diversos equipamentos na Escola EB 2.3 Pintor José de Brito, EB 1 de Lugar da Areia e EB 2.3 Castelo do Neiva.


O concurso público para a construção da Praça Viana, equipamento desportivo que será concessionado à Escola Desportiva de Viana, será lançado até ao final deste ano. A intenção da autarquia passa por transformar a antiga arena numa estrutura multifunções, que sirva o desporto e os jovens do concelho, apto para a prática de várias modalidades, como ginástica, esgrima, patinagem artística e hóquei em patins e basquetebol, entre outros.


Recorde-se que o Pavilhão do Atlântico, agora inaugurado, foi edificado apenas com financiamento municipal, sendo composto por dois corpos paralelepípedos que integram uma área de jogo e que permite também a prática de basquetebol por ter altura livre de 7.50 metros, contando ainda com uma bancada de 152 lugares sentados. O equipamento inclui vestiários e balneários para 20 atletas cada, vestiários para treinadores e árbitros, primeiros socorros e apoio médico, uma receção, uma cafetaria e áreas técnicas e de arrecadação.


A nova estrutura desportiva inclui um painel decorativo da autoria do artista Mário Rocha e destina-se, em primeiro lugar, a dar apoio à comunidade escolar da EB23 Pedro Barbosa. Já no período do fim de tarde e fins de semana, o Pavilhão do Atlântico dá apoio à comunidade local e às associações desportivas.