Página Inicial > Notícias > Viana do...quarenta anos

Viana do Castelo homenageou autarcas dos últimos quarenta anos

28 Abril 2014

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Viana do Castelo assinalaram os quarenta anos do 25 de abril com uma sessão solene onde foram homenageados cerca de trezentos antigos autarcas. Sob a égide “40 anos de democracia, 40 anos de poder local”, esta iniciativa integrou o programa de comemorações alargado, que incluiu, por exemplo, um concerto com Fernando Tordo no Centro Cultural de Viana do Castelo.

A sessão, onde marcaram presença grande parte dos homenageados, serviu para prestar homenagem a “um dos muitos cravos da liberdade, que é o poder local democrático”, sublinhou no seu discurso o autarca José Maria Costa, que lembrou que os “presidentes de junta não são funcionários de partidos, têm profissão, mas trabalham por amor à freguesia, às suas gentes”.

Agradecendo aos homenageados, o autarca lembrou ainda Marques Júnior e referiu que a homenagem aos autarcas é uma forma “simbólica” de assinalar a data, sendo que na sessão foi entregue uma edição com uma resenha de todos os eleitos desde 1974 e a edição de uma medalha comemorativa.

As Comemorações do 25 de abril integraram ainda um concerto com Fernando Tordo, a elaboração de um cravo humano na Praça da Liberdade pelos grupos folclóricos, sendo que a programação se estende por todo o ano.

Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete de Imprensa