Página Inicial > Notícias > Viana do...Municipais

Viana do Castelo forma 15 novos Bombeiros Municipais

20 Dezembro 2011

DSC01677A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a formar 15 novos Bombeiros Municipais que passarão a integrar os quadros de pessoal do Corpo de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo. A formação, com um ano de duração, começou ontem em Viana do Castelo, sob orientação da Fundação CEFA – Centro de Estudos e Formação Autárquica.

Este Curso Formação p/ Ingresso na Carreira Bombeiro Profissional pretende formar 15 novos bombeiros que, após a conclusão curso, irão integrar os quadros de pessoal do Corpo de Bombeiros Municipais. Este curso, com a duração de um ano, é composto por uma parte de formação com a duração de seis meses e um estágio já no exercício das funções de bombeiro nos restantes seis meses.

O curso será efectuado quer nas instalações do Corpo de Bombeiros Municipais quer nas instalações da Escola Nacional de Bombeiros onde, nos seus pólos de Sintra, Lousã e S. João da Madeira, serão ministradas acções de formação específica, respectivamente, nas áreas de “Actuação em Ambiente de Calamidade e Catástrofe”, “Escoramento e Desobstrução de Estruturas Colapsadas”, “Combate a Incêndios em Matérias Perigosas”, “Combate a Incêndios Rurais e Florestais”, “Combate a Incêndios Urbanos e Industriais”, “Combate a Incêndios em Veículos e Instalações Especiais”, e “Busca e Salvamento”.

Nas instalações dos Bombeiros Municipais, será ministrada a formação nas restantes áreas do curso, recorrendo-se quer a Formadores da Escola Nacional de Bombeiros, do Corpo de Bombeiros Municipais, e dos Quadros Técnicos da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados, num total de 910 horas de formação.

No final, os 15 formandos estão aptos a integrar o Corpo de Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, o terceiro mais antigo do país, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba.

O corpo tem uma estrutura profissionalizada com 83 membros, a que se irão juntar os 15 novos elementos, possuindo cinco veículos de combate a incêndios, dois veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, duas ambulâncias de socorro, uma viatura de socorro e assistência estratégica, um veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, quatro veículos de apoio diverso e um bote de socorro e resgate.

Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.

 

Viana do Castelo, 20 de Dezembro de 2011 

 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo