Página Inicial > Notícias > Viana do...ano passado

Viana do Castelo exportou 831 milhões de euros no ano passado

24 Setembro 2018

Ao longo de 2017, o concelho de Viana do Castelo exportou um total de 831 milhões de euros. Os números foram divulgados pelo Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, durante a inauguração do Espaço Empresa de Viana do Castelo, instalado no Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM), num momento que contou com a presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann.


Viana do Castelo representa 1,5% das exportações nacionais e 46% das exportações de todo o Alto Minho. Em 2011, Viana do Castelo exportou 443 milhões de euros e, no ano passado, o valor das exportações ascendia a 831 milhões. Nos últimos seis anos, o município vianense subiu onze posições no ranking das exportações, sendo hoje o 16º concelho nacional mais exportador. Neste momento, estão a ser investidos 136,95 milhões de euros na criação de novas empresas ou na modernização das existentes.


O autarca, José Maria Costa, destacou o percurso de Viana do Castelo no que toca ao apoio e acolhimento às empresas, que inclui a criação de um Gabinete de Apoio ao Investidor, a criação de uma Incubadora, a Aceleradora, entre diversos espaços de acolhimento empresarial. Este esforço tem resultado na redução do desemprego, que entre julho de 2017 e julho de 2018 desceu quase 38% no concelho de Viana do Castelo.


O aumento do volume de negócios também é uma realidade, com Viana do Castelo a registar um aumento de 50,1%, destacando-se, dentro dos resultados, 46% do volume de negócios a ser garantido pela indústria e 30% pelo comércio e serviços.


Na cerimónia de inauguração do Espaço Empresa, a Secretária de Estado da Indústria destacou a arte de bem receber o investidor do concelho vianense, frisando o crescimento acentuado do município vianense como um exemplo para Portugal, referindo que, na indústria transformadora de fabricação de máquinas e equipamentos, Viana do Castelo cresceu 530%.


Ana Teresa Lehmann afirmou que o município é conhecido além-fronteiras e destacou o cosmopolitismo da ação internacional promovida pelo Presidente da Câmara Municipal, apresentando Viana do Castelo como um grande exemplo de modernização.


A governante referiu que Viana do Castelo não deixa ninguém indiferente, referindo que o município é um caso de sucesso e um grande contributo para a economia nacional, destacando a dinâmica empreendedora e afirmando que é um concelho onde se entende a indústria transformadora.


O Espaço Empresa é uma iniciativa desenvolvida pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), em parceria com a AMA (Agência para a Modernização Administrativa) e a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal). Funciona como um balcão único de atendimento, destinado aos empresários que desejem realizar serviços e/ou obter informações inerentes ao exercício de uma atividade económica e ao ciclo de vida da sua empresa.


O projeto Espaço Empresa promoveu a criação uma rede de pontos únicos de atendimento às empresas, com serviços disponibilizados pela Administração Central e Local, quer através do canal presencial, numa lógica de proximidade e de atendimento personalizado, quer através dos canais online e telefónico, constituindo-se como a Rede Nacional de Apoio às Empresas e ao Investimento.

Viana do Castelo, 24 de setembro de 2018
Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo