Página Inicial > Notícias > Viana do...Grande Guerra

Viana do Castelo evocou Centenário da Grande Guerra

20 Outubro 2014

A Câmara Municipal de Viana e o Núcleo da Liga dos Combatentes de Viana do Castelo assinalaram, numa cerimónia evocativa, o Centenário da Grande Guerra. Na sessão, presidida por José Maria Costa, foi lida uma mensagem do Presidente da República e do Presidente da Liga dos Combatentes.

A cerimónia com honras militares começou com a deposição de uma coroa de flores e homenagem aos “mortos caídos em defesa da Pátria” e integrou o descerramento de uma placa evocativa, mas também a leitura de uma mensagem do Presidente da Liga dos Combatentes e do Presidente da República sobre a efeméride.

A sessão de homenagem, que decorreu em frente ao antigo edifício do BC9 onde está um monumento evocativo, foi uma das várias que aconteceram por todo o país a 18 de Outubro.

Recorde-se que a I Guerra Mundial foi um momento determinante da História europeia e mundial que alterou determinantemente o curso dos acontecimentos mundiais. Entre 1914 e 1918 partiram para a I Grande Guerra mais de 100 mil soldados portugueses para África e Flandres, tendo sido registadas mais de 40 mil baixas, entre desaparecidos, mortos e prisioneiros.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo