Página Inicial > Notícias > Viana do...de Cinema

Viana do Castelo espera 10 mil participantes na 18ª edição dos Encontros de Cinema

30 Abril 2018

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, entre 2 e 7 de maio, a 18ª edição dos Encontros de Cinema de Viana, evento que vai contar com a participação de mais de 10 mil pessoas, principalmente estudantes. Os Encontros, organizados em parceria com a Associação AO NORTE, vão contar com participantes de todo o Alto Minho, com estudantes de várias zonas do país e até da vizinha Galiza. Nesta edição, dentro das várias atividades previstas, participam 46 escolas do concelho.

Os Encontros de Cinema de Viana afirmam-se como uma experiência única no meio cultural da região e do país, ao proporcionar um espaço comum de partilha, formação e debate em que confluem estudantes de cinema e das escolas de região, cineclubistas de Portugal e da Galiza e público em geral, enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico.

A vereadora da cultura na Câmara Municipal, Maria José Guerreiro, defende que este é um evento já com pergaminhos, destacando a predominância e presença do mesmo junto do público escolar. Defendeu que esta é uma forma da autarquia vianense apoiar as atividades que as escolas vão desenvolvendo ao longo do ano, realçando o cinema enquanto expressão artística.

A programação inclui exibição de filmes, profissionais e produzidos por estudantes de todas as idades, conferências, debates e masterclasses, workshops e exposições, numa programação diversificada que se estende por seis dias e promete animar a cidade.

Logo a abrir a programação, no dia 2 de Maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, acontece a exibição e entrega de prémios do AÇÃO04! Festival de Vídeo Escolar, dedicado aos filmes realizados em âmbito escolar por alunos dos ensinos básico e secundário. Foram apresentadas 350 propostas de filmes, de estudantes de todo o país, e serão exibidos 23 durante os Encontros de Cinema. Os filmes a concurso, ficção, animação e documentário, são divididos por categorias, de acordo com o nível de ensino, e culmina com a entrega de prémios.

Nos dias 3 e 4 de maio acontece a 7ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo, que reúne investigadores e professores universitários na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para debaterem o Cinema e a Educação e o Cinema, Arte, Ciência e Cultura. Este ano a conferência dedica uma mesa redonda ao antropólogo e cineasta francês Jean Rouch, em homenagem ao centenário do seu nascimento.

No dia 4 de maio acontece também o II encontro da REdArtH – Rede Internacional de Educação, Artes e Humanidades, enquanto plataforma de colaboração entre investigadores, realizadores e produtores culturais nos campos da Educação, das Artes e das Humanidades.
A partir de dia 4 de maio e até ao final dos Encontros de Cinema de Viana decorre a secção Olhares Frontais, numa parceria de programação entre a AO NORTE e o realizador Pedro Sena Nunes.

Nos dias 4, 5 e 6 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda são apresentados os filmes selecionados para o Prémio PrimeirOlhar. O prémio é a secção competitiva dos Encontros de Cinema de Viana e tem como objetivo promover a produção documental e premiar o melhor documentário realizado por alunos de escolas de cinema, de audiovisuais ou comunicação, e por participantes em cursos de documentarismo promovidos por outras entidades de Portugal, da Galiza, do Brasil e dos outros países de língua portuguesa.

No sábado acontece também o Encontro Luso-Galaico de Cineclubes, organizado pela associação AO NORTE em parceria com a Federação Portuguesa de Cineclubes e a Federación de Cineclubes de Galícia, que conta já com a presença confirmada de 30 cineclubes.

Os Encontros voltam a incluir a iniciativa Cinema Dentro, que leva arte ao Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, ao abrigo de um projeto de voluntariado celebrado entre a Associação AO NORTE e o estabelecimento. Será exibido o filme “Tarrafal”, de Pedro Neves, sendo que o realizador estará presente para apresentar o filme e moderar um debate.

No âmbito da programação dos XVIII Encontros de Cinema de Viana será lançado o número 21 da coleção “O Filme da Minha Vida”, projeto que lança o repto a autores portugueses de banda desenhada para que criem um álbum inspirado num filme que tenha deixado marcas nas suas vidas. Nesta edição, será lançada a obra “Ao coração das Trevas”, de André Coelho, a partir do filme Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola. Esta iniciativa conta com uma exposição, o lançamento do livro e um encontro com o autor.

Durante todo o Encontro, de 2 a 7 de maio, realiza-se mais uma edição do conjunto de workshops “Histórias na Praça”, dedicado aos alunos mais novos e com o objetivo de sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica, com destaque para as fases da preparação e rodagem de um filme.