Página Inicial > Notícias > Viana do...Desporto

Viana do Castelo envolve milhares de alunos em quatro projetos educativos de Desporto

19 Novembro 2018

Ao longo deste ano letivo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo envolve milhares de alunos nos quatro projetos educativos de Desporto em curso. Os principais projetos educativos na área do desporto, promovidos pelo município, estão a bater recordes no que toca ao número de estudantes envolvidos, chegando a milhares de crianças e jovens, desde o pré-escolar até ao 3º ciclo do ensino básico.


A Patinagem no Pré-Escolar está a envolver, neste ano letivo, 368 alunos de 18 turmas de 15 escolas do concelho. Já o Atletismo nas Escolas envolve, em 2018/2019, um total de 1.186 alunos, que compõem 62 turmas em 36 escolas de Viana do Castelo. Já a Natação, promovida junto dos estudantes do 1º Ciclo do Ensino Básico, chega a 1.628 alunos de 82 turmas de um total de 36 escolas. Também a Náutica nas Escolas, que abrange o 2º e 3º ciclo, envolve um número recorde de estudantes, chegando a 2.226 estudantes de 110 turmas de 11 escolas do concelho.


A Patinagem no Pré-Escolar iniciou em 2015, com o objetivo de ensinar patinagem às crianças dos infantários do concelho, numa cidade que gosta de hóquei em patins e de patinagem artística. No primeiro ano, o projeto iniciou em apenas três escolas, mas atualmente chega a 15 escolas.


O Atletismo nas Escolas foi criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo no ano letivo 2012/2013, enquanto projeto-piloto, tendo como princípio a construção, através das imagens que o aluno interioriza dos feitos da ex-atleta Manuela Machado, da motivação e interação dos alunos para o desporto. Em seis anos, o número de participantes duplicou e chega, atualmente, a todas as escolas primárias do concelho.


Já a Natação no 1º Ciclo, projeto iniciado no ano letivo 2014/2015, visa fornecer aos pequenos estudantes um conjunto de competências fundamentais de autonomia no meio aquático e as competências específicas do processo ensino – aprendizagem em natação.


A Náutica nas Escolas destina-se aos jovens do 2º e 3º ciclo e iniciou, em 2013/2014, com 370 alunos, chegando atualmente a 2.226 estudantes. O projeto agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, implementando aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf. De sublinhar que este projeto tem colhido diversos prémios e menções, designadamente o “Melhor Município para Viver”, Categoria Economia em 2013; o Prémio Desportivo 2014 “Personalidade do Ano” da Gala de Desporto e, em 2015, o Prémio Athletice Mare 2015 dos Prémios Excellens Mare da PwC e o Prémio de Boas Práticas “Maia Cidade Europeia do Desporto”.