Página Inicial > Notícias > Viana do...categoria Economia

Viana do Castelo eleito O Melhor Município para Viver na categoria Economia

16 Outubro 2018

O município de Viana do Castelo recebeu, hoje, o galardão “O Melhor Município para Viver”, na categoria Economia. A cerimónia de entrega de prémios do concurso ‘Os Melhores Municípios para Viver – M2V’, organizado pelo Instituto de Tecnologia Comportamental, aconteceu no Auditório do Madan Parque, na Caparica, destacando projetos emblemáticos de diversas áreas de atuação e de diversos municípios do país.


O município foi vencedor com o projeto Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica, constituída por 7 unidades laboratoriais instaladas nas escolas sede de agrupamento de Viana do Castelo. Anteriormente, o município já tinha sido galardoado com o prémio O Melhor Município para Viver com os projetos do Centro de Mar, Voluntariado Empresarial “Quem ama, cuida” e Geoparque Litoral de Viana do Castelo.


Os laboratórios da Rede Escolar de Ciência são unidades de investigação descentralizadas e desconcentradas, concretizando o papel crucial das escolas e centros de investigação para o pleno desenvolvimento deste modelo de desenvolvimento que o concelho adotou.


Para além de consolidar a necessária aproximação das Escolas à Ciência – aos seus equipamentos, aos cientistas e aos problemas e metodologias em ciência – constitui o foco para que os professores e os alunos se permitam olhar para o território como um todo, integrado: na visão do aluno, o seu espaço de aprendizagem expande-se aos limites do concelho e permite uma noção mais funda de identidade; para o professor, constitui o desafio de pensar o ensino sem muros (territorial) nem paredes (interdisciplinar), um apelo ao trabalho colaborativo docente e à intensificação das abordagens de metodologia de projeto.


A Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica pretende apoiar o desenvolvimento e a implementação da metodologia de trabalho de projeto como a opção de fundo, e o foco central do desenvolvimento curricular nas escolas de Viana do Castelo. São também objetivos da rede estimular o conhecimento científico através da descoberta do meio local; promover o gosto e a prática da ciência em contexto fora da sala de aula; incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre alunos e docentes do concelho e investigadores; e desenvolver a interdisciplinaridade.


Pretende-se apoiar a dinamização escolar de projetos fundamentados nos temas/domínios da comunicação de Ciência; projetos científicos interagrupamentos; sessões de divulgação científica à comunidade; recolha e registo de património imaterial; inventário e cadastro de património construído (incluindo arqueológico); conservação de amostras pedagógicas e científicas, e testemunhos de sondagem; estudos de apoio à interpretação dos paleoambientes; estudos de apoio à interpretação da paleobiodiversidade; estudos apoiados em sondagens da crosta terreste; monitorização e interpretação de processos dinâmicos; estudos baseados em fotografia aérea; preparação de amostras para datação absoluta; e preparação de amostras para estudos em palinologia.