Página Inicial > Notícias > Viana do...aerogerador

Viana do Castelo é a primeira cidade do país com aerogerador

15 Março 2012

ABELO_37405O Presidente da Câmara Municipal visitou hoje o local onde está a ser instalado o primeiro aerogerador urbano do país, situado na praia norte junto à fábrica da ENERCON. Em meados de Abril, a empresa alemã que instalou em Viana do Castelo um cluster eólico que permitiu a criação de mais de mil empregos, deverá ter já o aerogerador ligado à rede para produção de energia.

O aerogerador E-82 E2 da Enercon tem uma altura de 83 metros (torre) e um gerador de 2 MW, com 54 toneladas e 5 metros de diâmetro, sendo que as pás de rotor têm um comprimento 41 metros e o rotor tem 82 metros de diâmetro.  

Hoje, 15 de Março, decorre a elevação do “hub” e das pás de rotor depois de, na passada segunda feira, ter ficado concluída a montagem da torre. Para meados de Abril, a empresa conta ter já efectuada a ligação à rede para produção de energia.

Esta foi a razão pela qual José Maria Costa visitou o local onde está a ser instalado o aerogerador, que será o primeiro em espaço urbano no país e que coloca novamente Viana do Castelo na linha da frente no sector das energias renováveis, uma das apostas do Plano Estratégico de Viana do Castelo recentemente apresentado.

A Enercon é a empresa líder no sector da energia eólica em Portugal, possuindo parcerias e parques eólicos pelos quatro cantos de Portugal, especialmente em Viana do Castelo, onde a Enercon possui unidades fabris. O cluster eólico de Viana do Castelo pertence ao grupo que integra ainda a EDP, a Finerge, a Generg e a TP – Térmica Portuguesa, tratando-se das unidades industriais mais avançadas do Grupo Enercon, desenhadas para serem adaptadas em contínuo para produção de aerogeradores de futuras gerações.

Viana do Castelo, 15 de Março de 2012                                  Câmara Municipal de Viana do Castelo