Página Inicial > Notícias > Viana do...XXI 2015”

Viana do Castelo distinguida com bandeiras verde “Município ECO XXI 2015”

21 Setembro 2015

Viana do Castelo vai hastear, pelo segundo ano consecutivo, a bandeira verde do “Município ECOXXI”, galardão que reconhece o bom desempenho ambiental do município em prol do desenvolvimento sustentável. A distinção, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa, pretende reconhecer municípios que se destaquem em políticas de sustentabilidade.

Na cerimónia de entrega do galardão ECOXXI na passada sexta-feira em Sesimbra, foram dados a conhecer os resultados das candidaturas, bem como os municípios que atingiram os melhores índices de sustentabilidade municipal. Em 2015, candidataram-se a município ECOXXI 43 concelhos, sendo que 34 renovam a sua candidatura, entre eles Viana do Castelo.

Ao todo, foram atribuídas 40 bandeiras verdes a nível nacional, um símbolo semelhante à bandeira azul das praias, sendo o resultado de uma candidatura onde constaram informações diversas avaliadas por uma comissão representada por mais de trinta instituições diversas.

Inspirado nos princípios subjacentes à Agenda 21, o Projeto ECOXXI procura reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade; e a qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo