Página Inicial > Notícias > Viana do...Novo Olhar”

Viana do Castelo dinamiza “Informar com Novo Olhar”

19 Outubro 2010

bengalaA Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete Cidade Saudável, está a dinamizar o projecto “Informar com Novo Olhar”, que visa difundir informação sobre acessibilidades. A acção decorreu na passada sexta-feira, Dia Mundial da Bengala Branca, com a realização de uma acção de Informação/Sensibilização sobre Braille.

O Dia Mundial da Bengala Branca foi assinalado por um grupo de alunos do 11.º ano do Curso de Animação Sociocultural da Escola Secundária de Monserrate, através da realização da acção de sensibilização sobre as barreiras arquitectónicas “OS MIMOS”, com o intuito de sensibilizar a comunidade para as questões relacionadas com as acessibilidades no espaço público.

A iniciativa, realizada em parceria com a Íris Inclusiva - Associação de Cegos e Amblíopes, teve como objectivo identificar situações de boa e de menos boa acessibilidade, através da actuação de mimos e da colocação de cartazes esclarecedores das diferentes situações, procurando pôr em relevo o conceito de “acessibilidades para todos e…… em qualquer situação”.

A acção sobre o Braille está a ser dinamizado no âmbito o Projecto “Informar com Novo Olhar”, que visa difundir formação/informação e comunicação sobre a temática da acessibilidade e está a decorrer até dia 28, no Edifício Vila Rosa.

Num total de 10 horas, as cinco sessões programadas têm por objectivo dar a conhecer aos participantes inscritos as noções básicas de Braille da Língua Portuguesa, sob orientação da Dra. Ana Paula Pereira e da Prof.ª Palmira Martins, elementos que integram a Equipa das Acessibilidades do Projecto Viana do Castelo Cidade Saudável.

 

Viana do Castelo, 19 de Outubro de 2010      

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo