Página Inicial > Notícias > Viana do...República

Viana do Castelo comemora 103.º aniversário da implantação da República

30 Setembro 2013

A Câmara Municipal e o Movimento Cívico de Viana do Castelo “100 anos da República” vão assinalar o 103.º aniversário da implantação da República com uma conferência e uma romagem ao Cemitério Municipal.

A iniciativa integra, já amanhã, dia 01 de Outubro, pelas 18.00, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal uma conferência sobre “A República em 2013 - Liberdade, Diversidade, Solidariedade” pelo professor António Sampaio da Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa.

Já no dia 05 de Outubro, sábado, às 11h00, está agendada uma romagem ao Cemitério Municipal, com deposição de uma coroa de flores em homenagem aos que lutaram pela liberdade e pela República.

A República Portuguesa foi proclamada em Lisboa a 5 de outubro de 1910, data em que foi organizado um governo provisório de controlo da administração do país, chefiado por Teófilo Braga, um dos teóricos do movimento republicano. Foi desta forma que se iniciou o processo que determinaria o fim da monarquia e a implantação de um regime democrático.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo