Página Inicial > Notícias > Viana do...pela Quercus

Viana do Castelo com 7 praias consideradas “Qualidade Ouro” pela Quercus

29 Maio 2020

Este ano, Viana do Castelo conta com 7 praias consideradas como “Qualidade Ouro” pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Assim, foram distinguidas com o Galardão Qualidade de Ouro 2020 as praias de Afife, Amorosa, Arda, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua e Paçô.


Ainda hoje a Câmara Municipal de Viana do Castelo acolheu mais uma reunião de preparação da época balnear, num encontro que contou com a Capitania de Viana do Castelo e a associação de nadadores salvadores.


De acordo com os critérios definidos em 2019, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” a praia tem de ter apresentado qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares de 2015 a 2019; todas as análises realizadas na última época balnear deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; na última época balnear não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.


Para a época balnear de 2020, a Quercus identificou 381 praias com Qualidade de Ouro em Portugal, mais 6 do que em 2019.


Esta distinção junta-se ao hastear da Bandeira Azul em 8 praias do concelho, tendo voltado a ser contempladas pela Associação Bandeira Azul da Europa as praias da Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva.