Página Inicial > Notícias > “Viana...Ambiental

“Viana do Castelo, Cidade Náutica do Atlântico” no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental

29 Julho 2013

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo tem patente até Fevereiro do próximo ano a exposição “Viana do Castelo, Cidade Náutica do Atlântico. Princesa com Rio e Mar em Fundo”.

Trata-se de uma exposição sobre a relação de Viana do Castelo com o mar apresentada do ponto de vista histórico, económico, cultural, social e ambiental com quatro temas: Viana e o mar (a relação histórica e a cultura marinheira de Viana), a Economia do Mar (as atividade económicas que têm no mar a sua principal vocação), o Centro de Mar (a nova aposta nas atividade náuticas - de recreio, lazer e desportivas –, no turismo de vocação náutica e no aprofundamento do conhecimento e da cultura marítima), o Património Natural do Litoral de Viana (os recursos naturais, paisagísticos, geológicos e ambientais).

A mostra integra ainda a instalação “Imersão Azul” que é a expressão física da imensidão do oceano que banha Viana, aqui como metáfora de possibilidades, de novos “descobrimentos”. A brochura, com o mesmo título da Exposição, foi lançada no dia da inauguração, alargando os conteúdos dos quatro temas tratados.

Recorde-se que Viana do Castelo tem em marcha o projeto Centro de Mar, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região, que se constitui como uma verdadeira região atlântica de qualidade, e possibilitar a criação de uma marca distintiva ligada à costa atlântica. Esta estrutura está a apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de atividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo