Página Inicial > Notícias > Viana do...desniveladas

Viana do Castelo candidata rede municipal e passagens desniveladas

21 Maio 2010

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai candidatar ao Eixo Prioritário IV – Qualificação do Sistema Urbano Mobilidade Territorial da CIM Alto Minho um conjunto de investimento orçados em mais de 3.5 milhões de euros. Esta é a primeira abertura de candidaturas apresentada pela Comunidade Intermunicipal depois da adesão e vai permitir a construção de passagens desniveladas e qualificação da malha viária do concelho de Viana do Castelo.

A CIM Alto Minho abriu candidatura no domínio “Qualificação dos Níveis de Serviço da Rede de EENN, EEMM e Vias Urbanas” destinada à requalificação e beneficiação dos níveis de serviço da malha viária supra-municipal e municipal de proximidade, promovendo a inter-conectividade da rede urbana da região enquanto elemento de reforço da competitividade regional. A abertura é destinada ao território de Viana do Castelo e tem uma dotação financeira de 2.8 milhões de euros.

A autarquia vai candidatar, num investimento global de 3.5 milhões de euros, as passagens desniveladas à via-férrea da Areosa Além Rio, Areosa Mirante, Neves – Vila de Punhe, a reabilitação das vias municipais e o restabelecimento viário da passagem de nível de Mazarefes. Este investimento global terá assim financiamento do FEDER em 2.8 milhões de euros, candidatados através da CIM Alto Minho.

Para o Presidente da Câmara, José Maria Costa, trata-se de “obras importantes para a redefinição do sistema de mobilidade do concelho e que vão introduzir factores de segurança rodoviária, eliminando passagens de nível e beneficiando estradas municipais de Barroselas, Mujães, Vila de Punhe, Nogueira, Vila Mou, Lanheses e Deão”.

Viana do Castelo, 21 de Maio de 2010