Página Inicial > Notícias > Viana do...Alimentação

Viana do Castelo assinala Semana da Alimentação

15 Outubro 2014

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar a Semana da Alimentação, inserida nas comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, com um conjunto de atividades gratuitas. Delas, destaca-se o lançamento do cartão Garfo Verde nos restaurantes aderentes, uma prova comentada de vinhos verdes e diversas iniciativas no Mercado Municipal.

A comemoração começa já amanhã, Dia Mundial da Alimentação, com o lançamento do Cartão Garfo Verde nos 19 restaurantes aderentes. Trata-se de um cartão cliente onde, quando for pedido o prato Garfo Verde (oferta diária de pratos ou menus nutricionalmente equilibrados disponível nos estabelecimentos de restauração do concelho), é assinalada a aquisição e, a cada cinco refeições, é oferecida uma sobremesa.

A 21 de Outubro, pelas 17H30, no Mercado Municipal, decorre um workshop sobre a temática “Garfo Verde – Refeições equilibradas” e, a 24 de Outubro, no mesmo local, decorre uma prova comentada de Vinhos Verdes de Viana. Já no dia 25 de Outubro, entre as 10 e as 13 horas, no Mercado Municipal, decorre um Feirão das Colheitas, uma desfolhada, a degustação de castanhas assadas, uma prova de vinhos verdes de Viana e volteio de Póneis e passeios de charrete (entre a Praça da Liberdade e o Mercado Municipal).
No mesmo dia entre as 10 e as 17 horas, na Cooperativa Agrícola, há uma mostra de animais, a teatralização “João Pé de Feijão visita os animais” e volteio de Póneis.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, recorde-se, está a comemorar o Ano Internacional da Agricultura Familiar com um vasto conjunto de iniciativas durante todo o ano. De sublinhar que a Assembleia das Nações Unidas proclamou 2014 Ano Internacional da Agricultura Familiar. A agricultura familiar é uma forma de garantir a produção agrícola e silvícola, assim como a pesca, o pastoreio e a agricultura, gerida e dirigida por uma família que na sua maior parte depende da mão-de-obra familiar não assalariada, tanto de mulheres como de homens. A família e a exploração estão vinculadas, coevoluem e combinam funções económicas, ambientais, reprodutivas, sociais e culturais.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo